Fogo começou na manhã de sábado (7) e só foi contido na terça-feira (10). Em nota, a Faber-Castell informou que as chamas começam em um terreno vizinho à floresta. Floresta da Faber-Castell que dava origem aos lápis de cor é ‘apagada’ por incêndio em MG
Há quase quatro décadas a empresa de lápis de cor Faber-Castell tem a própria plantação de árvores para a produção de lápis na região Sudeste. E na região de Prata, no Triângulo Mineiro, a floresta de pinus que dava origem aos lápis para diversas áreas do Brasil foi totalmente destruída por um incêndio que começou na manhã de sábado (7) em um terreno vizinho à floresta.
Durante três dias, equipes combateram o fogo na vegetação, até que ele fosse controlado na terça-feira (10).
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
Floresta da Faber-Castell
Corpo de bombeiros/Divulgação
Segundo a empresa, o sistema de monitoramento da floresta identificou o fogo assim que começou, mas devido a rapidez com que o incêndio se alastrou, foi necessário, inclusive, o uso de helicópteros com água para combater as chamas. Leia a nota completa abaixo.
O que antes era um cenário esverdeado formado por várias árvores, se tornou uma paisagem coberta por cinzas. Imagens registradas por moradores da região mostram a destruição do espaço que antes era usado de capineira. Veja o vídeo acima.
Fogo que arrasa
De acordo com o professor Luciano Cavalcante, do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), são poucos os fenômenos naturais que se assemelham ao potencial danoso de grandes incêndios florestais, uma vez que eles transformam intensivamente a estabilidade de um ecossistema natural.
Ele disse que o fogo remove a cama superficial do solo chamada de serrapilheira, que é o acumulado de material orgânico, como folhas e galhos, em diferentes estágios de decomposição, que protege e fertiliza o solo. A camada demora vários anos para se acumular e se decompor, enriquecendo o solo.
“Após o fogo e perda dessa serrapilheira, fica exposto o solo mineral e o mesmo suscetível à perda de toda sua camada superficial após as primeiras chuvas, tudo é levado pelas enxurradas. Os nutrientes minerais e os microorganismos do solo também se tornam todos altamente comprometidos após episódios de incêndios”, disse o professor.
Ainda conforme Cavalcante, com toda a cadeia comprometida pelo fogo, o solo exposto e degradado pode sofrer com a erosão e, a longo prazo, à desertificação.
Filhote de mico é resgatado por bombeiros após incêndio no Parque do Pau Furado
Incêndio que atinge Parque do Pau Furado põe em risco animais do Cerrado
Cidade em cinzas: enquanto nuvens de fumaça prejudicam a saúde humana, fogo arrasa fauna e flora
O que disse a Faber-Castell
“A Faber-Castell esclarece que os focos de incêndio na floresta da companhia na região do Prata (MG) já foram controlados, graças ao trabalho da Brigada de Incêndio da empresa. Os brigadistas iniciaram o trabalho assim que os sistemas de monitoramento identificaram o fogo, na manhã de sábado (7 de setembro), que foi originado de uma queimada em um terreno vizinho à floresta e que, graças à combinação de ventos fortes e ar seco, espalhou-se rapidamente por diversos pontos da região.”
Corpo de bombeiros no local
Corpo de bombeiros/Divulgação
📲 Siga o g1 Triângulo no Instagram e Facebook
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
a