Projeto gratuito de patinação atrai diferentes públicos em Jundiaí


Projeto, intitulado ‘Patinando Jundiaí’, é totalmente voluntário e existe há cerca de dois anos. Com encontros semanais, o evento promove a inclusão no esporte para todos que desejam participar. Projeto de patinação faz sucesso por atrair diversos públicos em Jundiaí
Um projeto de patinação tem feito sucesso por promover diversão para todas as idades em Jundiaí (SP). Para quem participa do “Patinando Jundiaí”, as luzes multicoloridas nos pés representam o caminho da felicidade.
O esporte, que possui o intuito de ser inclusivo, é totalmente gratuito e sem restrições. De acordo com o idealizador do projeto, Wilson Lima Júnior, o evento foi formado com o objetivo de juntar pais, filhos e toda a família.
“A patinação sempre foi muito inclusiva, então, sempre gostamos da ideia das famílias patinarem ao redor da gente. Iniciamos o Patinando Jundiaí justamente por essa ideia, de reunir pais e filhos em prol do esporte”, explica.
Projeto é totalmente voluntário
Reprodução/TV TEM
O grupo se reúne três vezes na semana, há mais de dois anos, sempre em locais diferentes. Um dos cenários é um galpão, localizado na Vila Arens, responsável por criar novas histórias a cada encontro.
“Todo dia é uma história diferente. Um dos casos é uma criança com espectro autista que não socializava, encontrou no patins um hiperfoco e hoje, além de socializar, está super incluída no projeto. Também recebemos pessoas com depressão e crise de ansiedade e até salvamos casamentos. Você encontra de tudo”, comenta.
Arthur possui Transtorno do Espectro Autista (TEA) e frequenta o projeto
Reprodução/TV TEM
Arthur Honorato é diagnosticado com o Transtorno de Espectro Autista (TEA) e é um dos participantes do projeto voluntário. Com apenas nove anos, ele caminha em direção à superação, tentando passar por cima de obstáculos sociais.
“Ele evoluiu muito. Interage mais, fez amizade com outras pessoas do projeto, integra a família, reúne todo mundo. Faz muito bem para o meu filho”, revela Marleise Queiroz, mãe de Arthur.
A falta de patins não é um problema para as pessoas que desejam participar. Quem não possui o equipamento, consegue utilizar um par de rodinhas emprestado por um período de meia hora, com a ajuda dos instrutores, que ensinam os primeiros passos aos patinadores.
Com apenas 12 anos, patinador de Jundiaí vence Campeonato Paulista de Velocidade: ‘Orgulho e alegria’
O Patinando Jundiaí fica situado em diferentes localizações de acordo com os dias da semana. Confira a lista completa:
Terças e quintas-feiras: Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) “Adelino Brandão” (Rua Uva Isabel, n°50 – Morada das Vinhas), das 19h às 21h30;
Sextas-feiras: Shopping Pátio Cica (Rua Cica, n° 201 – Vila Arens);
Domingos: Maxi Shopping (Avenida Frederico Ozanan, n° 6.000 – Vila Rio Branco), das 13h às 18h.
Para participar, é necessário preencher este formulário. Outras informações podem ser obtidas pelas redes sociais do projeto.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.