Sabesp inicia inundação de área da represa do Rio Pardo em Botucatu


Processo teve início após autorização da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), no final de agosto, e deve demorar cerca de seis meses para a água cobrir os 150 hectares previstos. Sabesp começa a inundar nova represa para abastecimento em Botucatu (SP)
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) anunciou que a fase de inundação da represa do Rio Pardo, em Botucatu (SP), teve início após autorização da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), e deve demorar cerca de seis meses para atingir o nível máximo.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
A obra é considerada a maior da história da cidade. Ao todo, a Sabesp investiu aproximadamente R$ 57,3 milhões na obra, que será responsável por garantir o abastecimento de água de mais de 140 mil moradores de Botucatu.
Barragem
Prefeitura de Botucatu/Divulgação
Ao todo, em sua capacidade máxima, serão armazenados 10 milhões de metros cúbicos de água em uma área de aproximadamente 150 hectares.
Combate aos danos ambientais
A obra, porém, dividia opiniões entre ambientalistas e moradores das áreas que seriam inundadas e, consequentemente, desapropriadas.
Biólogos resgatam animais para diminuir impacto da obra de barragem do Rio Pardo
Com isso, uma força-tarefa para amenizar os danos ambientais foi realizada por biólogos que estão resgatando animais na mata para garantir que o alagamento mate o menor número de espécies possível.
O plano de trabalho criado para o resgate da fauna foi uma das exigências da Secretaria de Meio Ambiente do estado para minimizar os impactos do empreendimento.
Equipe de biólogos e outros profissionais fazem parte do projeto de resgate de animais da área da obra de barragem do Rio Pardo em Botucatu
TV TEM/ Reprodução
Mudas de árvores nativas também foram plantadas no entorno do empreendimento como parte da revitalização da área. Dos 280 hectares do empreendimento, 130 serão destinados à proteção permanente. Um trabalho conjunto para preservação da fauna e da flora.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
Confira mais notícias do centro-oeste paulista:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.