Procedimento garante segurança e transparência ao processo eleitoral. Ao todo, o TRE sorteou 43 urnas de municípios do estado do Rio para fazer os testes. Urna eletrônica passa por teste
REUTERS/Diego Vara
Urnas de seis cidades do Sul do Rio e Costa Verde foram sorteadas neste sábado (5) pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro para passarem por testes de segurança. O sorteio foi transmitido nas redes sociais do próprio TRE-RJ.
O procedimento, que garante segurança e transparência ao processo eleitoral, será realizado neste domingo (6), antes do início das eleições, com dois tipos de auditória: teste de autenticidade e teste de integridade. A iniciativa está prevista na legislação eleitoral.
Teste de Integridade
Angra dos Reis (116° Zona Eleitoral) – Seção 18
Quatis (183° Zona Eleitoral) – Seção 158
Paty do Alferes (Zona Eleitoral 48°) – Seção 83
Resende (198° Zona Eleitoral) – Seção 175
Sapucaia (61° Zona Eleitora) – Seção 46
Teste de autenticidade
Vassouras (41° Zona Eleitoral) – Seção 131
De acordo com o TRE-RJ, o Teste de Integridade simula uma votação, sob monitoramento de câmeras. Já no Teste de Autenticidade, que ocorre na própria zona eleitoral, será possível averiguar se o software das urnas é o mesmo que foi inspecionado ao longo do período eleitoral.
Neste domingo (6), brasileiros de todas as regiões do país irão escolher um representante para Prefeitura e Câmara Municipal. As seções estarão abertas das 08h às 17h. Ao mesário, será exigido o título de eleitor ou um documento com foto.
Siga o g1 no Instagram | Receba as notícias no WhatsApp
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul