Nenhuma ocorrência grave foi registrada na Expoacre 2024, diz PM


Segundo o balanço da Polícia Militar, houve 14 ocorrências de vias de fato, porte de arma branca, porte de drogas para consumo, falsa identidade, desobediência e resistência. Policiais fizeram rondas constantes durante as nove noites de feira em Rio Branco
Victor Lebre/g1
A feira agropecuária Expoacre 2024 acabou no último domingo (8) e desde seu início, no dia 31 de agosto, a Polícia Militar (PM-AC) teve 14 ocorrências registradas, não sendo nenhuma de natureza grave. De acordo com o órgão, foram detidos 15 adultos e apreendidos 7 adolescentes, além da apreensão de quatro armas brancas dentro do Parque de Exposições Wildy Viana, local onde ocorreu as nove noites de evento.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Ainda segundo a PM-AC, as ocorrências se limitaram a delitos como: vias de fato [brigas], porte de arma branca, porte de drogas para consumo, falsa identidade, desobediência e resistência.
Não houve, este ano, registros de violência contra a mulher e roubos. Sobre furtos, a PM apontou redução nas ocorrências, com dois casos, metade do que foi registrado na edição anterior do evento.
Com um público estimado de 20 mil visitantes por noite, o comandante-geral da PM-AC, coronel Luciano Dias Fonseca, ressaltou a importância do policiamento preventivo para o sucesso da segurança na feira.
“O trabalho assertivo e preventivo da nossa equipe foi fundamental para garantir a segurança dos visitantes durante todos os dias. Focamos em ações que não só inibiram a prática de delitos, mas que também promoveram a conscientização do público. Isso resultou em uma festa tranquila e segura, onde as pessoas puderam aproveitar com mais liberdade e confiança”, afirmou o comandante.
O órgão disse ainda que produziu uma campanha publicitária de prevenção a roubos e furtos durante todo o evento. A iniciativa era focada na conscientização e autoproteção dos visitantes e foi direcionada a todos os públicos, com especial atenção para grupos mais vulneráveis, como jovens, mulheres e turistas. As ações foram amplamente divulgadas nas áreas de maior circulação.
LEIA MAIS:
Esquema de segurança prevê atuação de mais de 200 agentes diariamente
Negócios superam edição anterior e movimentam mais de R$ 390 milhões
Bolívia e Peru aproveitam feira para ampliar presença no mercado acreano
Usando os próprios pets como modelos, tutores faturam até R$ 7 mil com roupas para cachorro na Expoacre 2024
Empresa peruana traz produtos feitos de cupuaçu pela primeira vez na Expoacre: ‘muito boa aceitação’
Por noite, o governo garantiu que houve 200 agentes fazendo a segurança da população no entorno e dentro do parque. Esses servidores eram das polícias Militar, Civil, Penal, do Corpo de Bombeiros Instituto Socioeducativo do Acre (ISE), Departamento de Trânsito do Acre (Detran) e Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans).
Veja o efetivo disponibilizado:
PM-AC – 150 militares;
Polícia Penal – 8 policiais;
Polícia Civil – 15 policiais;
Corpo de Bombeiros – 11 bombeiros
Detran -15 agentes;
RBTrans – 15 agentes;
Samu – 14 profissionais;
Sejusp – 8 policiais
Esses agentes de segurança estavam em motocicletas e também a pé na parte interna e de fora do parque. Além disso, o monitoramento contou com o reforço de 19 câmeras instaladas em pontos estratégicos do parque.
Inovações na culinária regional trazem novidades na Expoacre 2024
VÍDEOS: g1
Adicionar aos favoritos o Link permanente.