Como a tecnologia está transformando as cooperativas de crédito


Através de soluções de Inteligência Artificial elas conseguem oferecer produtos e serviços mais personalizados aos cooperados. Em um mercado financeiro cada vez mais dinâmico, as cooperativas de crédito têm o desafio de se modernizarem, mas sem perder a essência da proximidade e colaboração do cooperativismo.
Assim como em outros segmentos, a ajuda da tecnologia tem sido fundamental para que essas cooperativas permaneçam competitivas e consigam oferecer uma experiência cada vez melhor aos cooperados.
Inteligência Artificial e o cooperativismo financeiro
Entre essas tecnologias, uma das mais relevantes é a Inteligência Artificial, que tem múltiplas possibilidades de uso para um atendimento mais eficiente e seguro, entre elas:
Chatbots alimentados por IA generativa reduzem o tempo de resposta ao ajudar na resolução de problemas simples e esclarecer dúvidas frequentes dos cooperados
A análise de um grande volume de dados em pouco tempo permite que a IA recomende produtos e serviços sob medida aos cooperados, de acordo com seus hábitos de consumo e histórico financeiro
Também através da análise de dados dos cooperados a IA consegue identificar possíveis riscos de inadimplência, aumentando a segurança na liberação de empréstimos e financiamentos
Com a ajuda de ferramentas como reconhecimento facial, a IA contribui para prevenir fraudes
“Com a IA fica mais fácil conhecer melhor o cooperado para oferecer produtos e serviços de forma mais assertiva, além de proporcionar um atendimento mais personalizado. Ter acesso aos hábitos de consumo e ao histórico financeiro do cooperado contribui para o gerenciamento de riscos antes de liberar um empréstimo, facilita tomadas de decisão sobre investimento, ajuda a detectar fraudes. Essa é uma tecnologia que ainda está engatinhando, mas que vai mudar radicalmente a vida de quem trabalha no ambiente financeiro, aumentando a segurança para todos os lados”, analisa o coordenador da pós-graduação da Univel, Lúcio Scheuer.
Os desafios de um cooperativismo mais tecnológico
A modernização das cooperativas de crédito está associada a alguns desafios, principalmente com relação à segurança digital e à proteção de dados dos cooperados. Outro fator necessário para que a tecnologia seja bem empregada é a capacitação dos colaboradores, que devem estar preparados para aplicar as ferramentas de IA com a máxima eficiência.
De olho nessa demanda do mercado por uma atualização dos profissionais para abraçar as oportunidades que a IA oferece, a Univel lançou o MBA em Inteligência Artificial Aplicada a Negócios, uma pós que é pioneira no oeste paranaense.
Mesclando uma base teórica sólida com atividades práticas envolvendo as ferramentas mais modernas do mercado, o MBA tem como objetivo preparar os profissionais para desenvolver estratégias de negócios com a Inteligência Artificial, além de antecipar tendências de IA para manter suas empresas sempre um passo à frente do mercado.
“O MBA oferece um benefício muito grande para quem trabalha no segmento de cooperativismo. O conhecimento é fundamental para usar a IA da melhor forma, e o curso pode ajudar a despertar nos alunos a importância que a tecnologia possui e o quanto ela pode ajudar no dia a dia junto aos cooperados”, finaliza o coordenador.
Inscreva-se no MBA da Univel e esteja preparado para aproveitar ao máximo todo o potencial da IA na sua profissão.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.