Concessionária de energia alerta moradores de Alter do Chão sobre reparos em instalações elétricas internas


A recomendação é reforçar, que para executar a revisão, o circuito elétrico da casa deve estar totalmente desligado através do disjuntor Muita gente acaba deixando para depois, mas que deve ter uma atenção especial são os fios desencapados e emendas expostas.
Divulgação
Os moradores do distrito de Alter do Chão, distante 37 km de Santarém, oeste do Pará, já vive momentos de muitas expectativas para a chegada do Çairé que este ano promete atrair um grande número de visitantes e turistas para o local. Por conta da grande movimentação, a concessionária de energia faz um alerta sobre a importância da manutenção preventiva nas instalações elétricas internas dos imóveis, visando garantir a segurança de toda a família e prevenir acidentes.
✅ Siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
De acordo com especialista da empresa, um fato que muita gente acaba deixando para depois, mas que deve ter uma atenção especial são os fios desencapados e emendas expostas, devido os riscos que oferecem tanto em relação aos choques, quanto a curtos e incêndios. No caso, a substituição deve ser feita o mais rápido possível. É importante frisar que qualquer serviço envolvendo energia deve ser feito por profissionais capacitados e ou habilitados.
De acordo com o Executivo da área de Segurança, Marcelo Martins, a importância das inspeções elétricas, antes de se apropriar de um imóvel é fundamental para garantir uma estadia segura. “São nessas inspeções que são constatadas as necessidades de substituição de disjuntores, fiação, quadros elétricos, tomadas e outros elementos que estejam danificados pelo tempo de construção do imóvel, que também deve ser levado em consideração”, reforça o executivo, acrescentando que o tempo médio da durabilidade de toda a fiação de um imóvel é de 15 anos.
Dicas para Revisão Elétrica
• Inspecionar o poste padrão, fiação de entrada da energia e caixa de entrada onde é instalado o medidor, avaliando o estado de conservação e oxidações que comprometam a estrutura da instalação;
• Analisar o quadro de distribuição, com o objetivo de verificar a quantidade de circuitos e, se estão dimensionados de forma adequada à demanda, além de verificar os terminais e possíveis falhas;
• Inspecionar todos os periféricos (cabos, tomadas e interruptores), para certificar que os equipamentos se encontram em perfeitas condições de uso;
• Identificar os produtos a serem trocados, caso os mesmos apresentem falhas e depreciações, e realizar os reparos necessários.
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.