No dia 14 de setembro de 1974, o trem do Metrô de São Paulo fez sua primeira viagem em um trecho de 7 km da então Linha Norte-Sul, atual Linha 1-Azul, em São Paulo. 3 milhões de itens perdidos em 50 anos; veja mais números e curiosidades. Primeira viagem de metrô no Brasil em 14 de setembro de 1974
Reprodução/TV Globo
O primeiro metrô do Brasil completa 50 anos neste sábado (14). No dia 14 de setembro de 1974, o trem do Metrô de São Paulo fez sua primeira viagem em um trecho de 7 km da então Linha Norte-Sul, atual Linha 1-Azul, percorrendo sete estações entre Jabaquara e Vila Mariana.
Desde então, 33,6 bilhões de passageiros utilizaram a rede do Metrô estadual, o que equivale a:
165 vezes a população do Brasil
23 vezes a população da China
4 vezes a população do planeta
Nesse levantamento, foi considerada a movimentação nas linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata, todas administradas pelo Metrô, além da Linha 5-Lilás, entre 2002 e agosto de 2018, período em que era operada pela Companhia, antes de ser concedida à iniciativa privada.
Para transportar essa quantidade de pessoas, ao longo de meio século os trens do Metrô de Sâo Paulo percorreram 606,4 milhões de quilômetros.
Que correspondem a:
1.578 vezes a distância da Terra à Lua
7,7 vezes o trajeto aproximado entre a Terra e Marte
52,3 mil quilômetros por dia, distância ida e volta entre São Paulo e Tóquio
A movimentação diária no Metrô também é impressionante:
3 milhões de passageiros por dia
3 vezes a população de Campinas
Antes da pandemia da Covid-19, esse número chegava a 4 milhões
52,3 mil quilômetros por dia, distância ida e volta entre São Paulo e Tóquio
Na Estação Sé, circulam 415 mil passageiros por dia, 2,5 vezes a população de São Caetano
Antes da pandemia, cerca de 600 mil pessoas chegaram a passar diariamente pela estação do marco zero da capital
As portas dos trens se abrem e fecham cerca de 3 milhões por dia
Nos horários de pico, a operação é feita por:
117 trens circulando simultaneamente nas linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata, com 2,8 mil viagens programadas por dia
Objetos perdidos
A Central de Achados e Perdidos foi aberta em junho 1975 e desde então registrou 3 milhões de itens esquecidos ou perdidos, dos quais 700 mil foram devolvidos aos seus donos.
50 anos do metrô
Economia
A Companhia já proporcionou uma economia de R$ 311,8 bilhões para a Região Metropolitana de São Paulo. A matemática leva em conta redução do congestionamento nas ruas, dos tempos de viagem, do consumo de combustível fóssil e, consequentemente, da poluição do ar e da emissão de gases de efeito estufa, além da redução de acidentes de trânsito e de custos operacionais.
“Esses números refletem o papel crucial do Metrô de São Paulo na vida dos paulistanos e na dinâmica da cidade, reafirmando seu compromisso com a mobilidade urbana e o desenvolvimento sustentável”, diz a companhia.
Primeira viagem do metrô no Brasil em 14 de setembro de 1974
Reprodução/TV Globo