Pelo menos 600 hectares de vegetação já foram destruídos pelo fogo. Incêndios continuam queimando áreas de mata e de preservação no Sul de Minas
Um posto de comando foi criado para planejar novas estratégias de combate ao incêndio que atinge a Serra do Paredão, entre os municípios de Santa Rita do Sapucaí e São Sebastião da Bela Vista, desde segunda-feira (9). Pelo menos 600 hectares de vegetação já foram destruídos pelo fogo.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Cerca de 40 pessoas trabalham no combate às chamas há seis dias. O incêndio permanece com vários focos em locais de difícil acesso, como mata densa e vegetação alta, que impedem o combate direto às chamas.
Incêndio na Serra do Paredão, em Santa Rita do Sapucaí, MG
Corpo de Bombeiros
Para traçar novas estratégias de combate, um posto de comando foi criado neste sábado (14). De acordo com a Defesa Civil, o centro vai funcionar como uma base para as operações dos brigadistas que combatem o incêndio na área de mata.
Do local é possível ver onde estão os focos e de lá as equipes são disparadas para os pontos de combate. Ao longo do dia, dois militares do Corpo de Bombeiros ficam no posto para dar suporte às equipes.
posto é criado para auxiliar no combate às chamas na Serra do Paredão, em MG
Corpo de Bombeiros
Além do monitoramento visual, o espaço serve para que imagens aéreas sejam feitas da serra e assim seja possível traçar os locais de prioridade para o combate.
Para este sábado, os objetivos definidos no posto de controle para combater o incêndio foram:
Construção de aceiros;
Proteção das casas próximas à linha de fogo;
Salvamento dos animais em risco;
Combate direto nas linhas de aceiro para evitar fogo na área protegida;
Corte de árvores caídas nas vias;
Impedir que a linha de fogo passe pela estrada do Santanal e
Impedir que o incêndio chegue ao bairro da piedade.
Incêndio em Serrania
Incêndio de grandes proporções atinge área rural de Serrania, MG
Corpo de Bombeiros
O incêndio que atinge a zona rural de Serrania chegou ao 4º dia neste sábado (14). Equipes do Corpo de Bombeiros e funcionários de fazendas tentam apagar as chamas.
Em alguns pontos o fogo conseguiu ultrapassar os aceiros devido ao terreno íngreme e aos ventos fortes que atingem a região.
O fogo se espalhou em áreas de mata fechada e atingiu as copas das árvores e também destruiu alguns cafezais.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas