Campus do Inpe, em Cachoeira Paulista (SP), voltou a registrar focos de fogo neste sábado (14). Na quinta, um outro incêndio de grandes proporções atingiram área. Queimadas de grandes proporções na região
Brigadistas conseguiram extinguir na noite deste sábado (14) o segundo incêndio na semana que atingiu uma área de vegetação no terreno do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) em Cachoeira Paulista, no interior de São Paulo.
Segundo o Inpe que, entre diversas atuações científicas atua no monitoramento de queimadas no país, o combate ao fogo seguiu até por volta de 20h30, quando as chamas foram extintas. Nenhum prédio do Inpe foi atingido.
Na quinta, o campus já havia sofrido um incêndio de grandes proporções – veja mais abaixo.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Incêndio volta a atingir área de mata em terreno do Inpe, órgão que monitora queimadas no país
Juliana Sever/TV Vanguarda
Neste sábado, as chamas tiveram início em uma outra área do campus, diferente do primeiro foco de incêndio, registrado nesta semana.
Segundo a prefeitura de Cachoeira Paulista, equipes da Defesa Civil foram ao local no início da tarde deste sábado. O local fica próximo à Estrada do Palmital, na zona rural da cidade. O combate se estendeu até a noite.
Ainda segundo o Inpe, o tamanho exato do estrago causado pelo fogo ainda será calculado, mas é possível afirmar que metade do campus foi destruído, o que equivale a uma área de cerca de 800 campos de futebol.
Incêndio volta a atingir vegetação no Inpe, órgão que monitora queimadas no país
Peterson Grecco/TV Vanguarda
Incêndio anterior
Na última quinta-feira (12), um incêndio de grandes proporções também atingiu uma área de mata no terreno do Inpe em Cachoeira Paulista.
O fogo se alastrou pelo terreno da unidade, mas não chegou a atingir os prédios do órgão federal. Brigadistas do próprio instituto e da Defesa Civil conseguiram controlar o fogo por volta das 22h30.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina