ICMBio estima que 1,2 mil hectares foram atingidos pelas chamas. Investigação da Polícia Federal deve apurar a causa do fogo; presidente do órgão de conservação do parque diz que o incêndio foi ‘criminoso’. Incêndio atinge Parque Nacional de Brasília, e STF autoriza governo a fazer gastos extras para combater os incêndios
A Polícia Federal abriu um inquérito para apurar as causas do incêndio florestal que atingiu a região do Parque Nacional de Brasília, conhecido como Parque da Água Mineral, neste domingo (15).
A informação foi confirmada pelo diretor de Amazônia e Meio Ambiente da PF, Humberto Freire, à GloboNews.
Segundo Humberto Freire, as investigações já estão em andamento e o objetivo é que “sejam realizadas todas diligências possíveis” ainda neste domingo.
O Parque Nacional de Brasília é uma unidade de conservação federal, sob responsabilidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O ICMBio é vinculado ao Ministério do Meio Ambiente.
O ICMBio informou que o incêndio teve início no limite do parque e da Granja do Torto (veja imagens abaixo). A estimativa é que 1,2 mil hectares tenham sido atingidos.
Imagens aéreas mostram incêndio no Parque Nacional de Brasília
No começo da noite deste domingo, o presidente do órgão, Mauro Pires, disse que o fogo foi criminoso.
“Fica muito evidente que teve uma intencionalidade ao fazer esse incêndio […]. As unidades de conservação têm sido objeto de ação criminosa”, afirmou.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio atinge áreas de vegetação densa e com muitas árvores.
O combate às chamas conta com 77 agentes dos bombeiros, do ICMBio e do Instituto Brasília Ambiental (IBRAM). Também estão sendo utilizadas sete viaturas, duas aeronaves e um drone. Até a última atualização desta reportagem, a operação ainda continuava.
Lula sobrevoa área atingida pelo fogo
Presidente Lula e primeira dama sobrevoam Parque Nacional de Brasília em chamas
Instagram/ Reprodução
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobrevoou na tarde deste domingo áreas atingidas pelo fogo na região do Parque da Água Mineral.
Em publicação nas redes sociais (veja acima), Lula afirmou que o governo federal estava “atuando junto com o Corpo de Bombeiros do DF para ajudar no combate às chamas”.
O petista também informou que, nesta segunda-feira (16), reunirá a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e membros do governo para discutir ações de combate às queimadas que atingem diversos biomas do país.
“A Polícia Federal tem hoje 52 inquéritos abertos contra os responsáveis por esses crimes contra o nosso país. O Ministério da Saúde tem dado orientações para se proteger da fumaça, e amanhã irei me reunir com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o núcleo de governo para discutirmos mais ações para lidarmos com essa emergência climática”, escreveu.
Parque Nacional de Brasília
Incêndio atinge Parque Nacional Água Mineral
O Parque Nacional de Brasília, também conhecido como Parque da Água Mineral, foi criado em novembro de 1961, pouco depois da inauguração da nova capital. Com uma área de 42 mil hectares, ele abrange as regiões de Sobradinho e Brazlândia, no DF, e o município goiano de Padre Bernardo, no Entorno.
A unidade de conservação surgiu da necessidade de proteger os rios que abastecem a capital – o local abriga as bacias dos córregos que formam a represa Santa Maria, responsável pelo fornecimento de 25% da água potável que abastece o Distrito Federal– além de manter o Cerrado preservado.
Leia outras notícias sobre a região no g1 DF.