Produzido pela Ampère, podcast estreia nesta segunda (16) e reúne entrevistas com ex-funcionários, especialistas do mercado de aviação e familiares dos fundadores da empresa. Ruben Berta, presidente mais icônico da Varig, ao lado de Juscelino Kubitschek pouco antes de ele assumir a presidência do país.
Acervo do jornalista Mario de Albuquerque
Fundada em 1927 e com quase 100 anos de operação, a companhia aérea Varig teve sua falência decretada em agosto de 2010. Mas por que a empresa acabou? O novo podcast investigativo da Globo, ‘Portas Fechadas’, responde a essa e outras perguntas.
A série em áudio estreia nesta segunda-feira (16) e ficará disponível de forma gratuita em globo.com/podcast e nas plataformas de áudio. Serão seis episódios, com novas publicações às segundas e quartas.
Idealizado e apresentado por Letícia Toledo, o podcast tem direção de Cris Dias e chefia de roteiro e pesquisa de Alexandre Marom, ambos da Ampère.
‘Portas Fechadas’ traz entrevistas inéditas sobre os bastidores do poder. Foram 50 entrevistados, entre ex-funcionários, especialistas do mercado de aviação e familiares dos fundadores da empresa, que até hoje é objeto de debate: enquanto uns tentam manter vivos o legado e a memória da Varig, outros ainda esperam por pagamentos de dívidas trabalhistas.
A produção do podcast ganhou corpo em março deste ano, mas o processo de apuração e pesquisa começou em novembro de 2023.
“Foram dias e noites dedicados à história da Varig. Entrevistamos pessoas que já foram da companhia e que lá trabalharam durante décadas, especialistas em aviação, políticos ligados à empresa na época, familiares dos presidentes da companhia, entre outros personagens indispensáveis”, conta a Letícia Toledo. No total, foram mais de 85 horas de áudios gravados. “Conseguimos trazer a visão de todas as pessoas envolvidas, abordamos o que fez a empresa ter sucesso e o que fez ela quebrar”, diz.
Cris Dias, diretor de ‘Portas Fechadas’ e Letícia Toledo, apresentadora de podcast, em estúdio de gravação.
Anna Maron
Entre os entrevistados estão nomes como Gianfranco Beting, conhecido como “Panda Beting”, escritor e consultor aeronáutico internacional; David Zylbersztajn, engenheiro mecânico e ex-diretor da Agência Nacional de Petróleo, e Lito Sousa, youtuber e especialista em aviação Brasileira.
“Cada entrevistado apresenta uma visão muito particular do que ocorreu com a Varig. O Panda Beting oferece uma perspectiva mais especializada, enquanto o Lito trabalhou na empresa nos anos 90 como mecânico de solo, o que lhe confere uma visão mais apurada. Por fim, o David foi o responsável por entrar com o pedido de processo de recuperação judicial da companhia, uma figura muito importante no processo, sendo visto como a última esperança de salvar a Varig”, explica Letícia.
O primeiro episódio conta a história de Otto Meyer, jovem imigrante alemão que fundou a Varig em 1927, no Rio Grande do Sul.
‘Portas Fechadas’ narra as conexões políticas construídas por ele para fazer a empresa crescer. No segundo episódio, o podcast explora a saída de Meyer da Varig e como Rubem Berta, o primeiro funcionário da empresa, se tornou o presidente mais conhecido de sua história.