Na estreia da série de entrevistas do g1 Amazonas com candidatos à Prefeitura de Manaus, candidato pelo Mobiliza defendeu suas propostas. G1 AM entrevistou o candidato à Prefeitura de Manaus, Wilker Barreto (Mobiliza).
Patrick Marques/g1 AM
O deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza) e candidato à Prefeitura de Manaus, declarou nesta segunda-feira (16), que, se eleito, vai remover os medidores aéreos para permitir a arborização da cidade e defendeu o registro de posse de armas para residentes e estabelecimentos comerciais.
“Para poder arborizar Manaus, eu tenho que primeiro impedir o que o atual prefeito não fez a expansão dessa coisa hedionda chamada Medidores Aéreos. Como é que eu vou arborizar com os fios trançando as ruas? É só você olhar o Parque Dez e o Japiim, onde essa atrocidade avançou. Eu, prefeito de Manaus, no dia 1 de janeiro de 2025, vou chamar a concessionária e vou dizer ‘Olha, eu não vou intervir na sua cobrança e sua relação para com o consumidor. Mas Manaus não vai ser a cidade do Homem Aranha'”.
Wilker Barreto deu início nesta tarde à série de entrevistas do g1 Amazonas para as eleições de 2024, que contará com todos os candidatos à Prefeitura de Manaus. As entrevistas serão transmitidas ao vivo no portal de 16 a 20 e nos dias 23 e 24 de setembro, sempre às 15h. Cada dia será dedicado a um candidato diferente.
Veja a entrevista na íntegra:
g1 entrevista Wilker Barreto (Mobiliza) candidato à Prefeitura de Manaus
Segundo o candidato, caso seja eleito, ele pretende iniciar o plano de arborização da cidade em vias principais e, depois, avançar para demais áreas da cidade.
“Eu vou avançar primeiramente nas vias principais. Um exemplo clássico são as avenidas Getúlio Vargas, Djalma Batista. Obviamente, deixar Manaus arborizada, isso tem um payback há algum tempo. Você planta e ela vai desenvolvendo. Então, o problema hoje que eu estou vendo, não são as vias principais. O que falta hoje é vontade do gestor. Mas nós temos que arborizar principalmente os bairros”, disse o candidato.
Candidato à Prefeitura de Manaus, Wilker Barreto fala sobre plano de arborização da cidade
LEIA TAMBÉM:
g1 começa entrevistas com candidatos à prefeitura de Manaus nesta segunda-feira; veja datas de cada entrevistado
Veja os dados completos dos levantamentos feitos pelos institutos Quaest em Manaus
Registro para posse de arma em casas e estabelecimentos
Durante a entrevista, o deputado estadual foi questionado sobre o armamento da população e defendeu que a população tenha registro para posse de armas em suas casas e estabelecimentos com a intenção de se defenderem de criminosos.
“Eu sou defensor que o cidadão de bem tem o direito de ter a sua arma em casa registrada para defender sua família, seu patrimônio. Agora, portar é diferente, Portar eu sou contra. Tem casos e casos, certo? Você, a pessoa que está correndo risco. Você é um profissional como eu, juízes, promotores. Eu tenho um porte federal. Eu fui ameaçado de morte no exercício do mandato, mas eu sou a favor que o cidadão de bem possa ter o direito de ter o registro, o registro, para ter a sua arma em casa”.
Candidato à Prefeitura de Manaus, Wilker Barreto fala sobre armamento da população
Fundo Municipal da Educação Infantil
Em seu plano de governo, Wilker Barreto propõe a criação de um Fundo Municipal de Educação Infantil para captar e aplicar recursos na implementação da política educacional. Segundo ele, a proposta visa ampliar e dar manutenção ao sistema de educação infantil.
“O que eu vou garantir é um fundo municipal, por sinal, o primeiro do país, voltado exclusivamente para a manutenção e ampliação da educação infantil, que vai de um a cinco anos. Com isso, nós vamos permitir que você possa correr, mãe e pai, atrás do emprego. Tem muita mãe que poderia estar ajudando o seu esposo a melhorar a qualidade de vida da sua família, porque ela está economicamente ativa, tem até um bom currículo, mas não pode trabalhar porque não tem com quem deixar seu filho”.
Candidato à Prefeitura de Manaus, Wilker Barreto fala sobre educação infantil
Reestruturação da Guarda Municipal
Ainda em seu plano de governo, Barreto fala em reestruturar a Guarda Municipal de Manaus. Ele voltou a criticar a atual gestão para a convocação de aprovados que ainda não foram chamados, ao ser questionado sobre a proposta e disse que vai chamar mil novos homens em um ano, caso seja eleito.
“Bem, se o atual prefeito nos chamar eu vou chamar, porque o gestor que faz concurso tem que no intuito de chamá-los. Eu espero que pelo menos o Davi chame os 250 concursados antes de sair, se não isso já vai ser um ganho importantíssimo e eu espero que já estejam treinamento, porque eu falei do meu plano de governo que eu preciso de um ano para chamar 1000 novos homens, porque há seis meses eu faço concurso e seis meses eu preciso treiná-los, porque ninguém vai colocar ninguém armado”.
“Se é um devido treinamento lembrando, a Guarda Municipal não vai assumir o papel da PM. Nós vamos desafogar a PM, por exemplo, Centro de Manaus, a guarda toma conta, Ponta Negra, a Guarda toma conta. O Gigantes da Floresta, a guarda toma conta. Naqueles locais de grande aglomeração. A Guarda Municipal faz seu papel. Quando eu coloco uma viatura da Guarda Municipal na Ponta Negra, eu estou liberando aquela viatura da PM para ir pros bairros”, disse o candidato.
Candidato à Prefeitura de Manaus, Wilker Barreto fala sobre Guarda Municipal
Quem é Wilker Barreto
Maurício Wilker de Azevedo Barreto nasceu em Manaus, no dia 1º de agosto de 1976. Cursou o ensino fundamental na Escola Álvaro Botelho Maia e o ensino médio no Centro Educacional Integrado de Manaus (Ceima). Em 2002, concluiu o curso de Economia na Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
Em 2018, foi eleito deputado estadual e reeleito em 2022. Nas eleições de 2020, concorreu ao cargo de vice-prefeito na chapa de Amazonino Mendes.