FACERES participa do 62º Cobem com mais de 40 trabalhos


Diretor é empossado durante o evento como diretor da Regional São Paulo da Associação Brasileira de Educação Médica. Dr. Toufic Anbar Neto, diretor da FACERES, também esteve presente
FACERES/Divulgação
Com mais de quarenta trabalhos científicos aprovados, a Faculdade de Medicina FACERES participou ativamente do 62º Congresso Brasileiro de Educação Médica (Cobem), realizado em Belo Horizonte, se destacando como uma das instituições com maior número de trabalhos apresentados no evento.
A faculdade esteve presente com um estande de divulgação de suas atividades científicas consolidadas, destacando iniciativas como o CERES Health & Education Medical Journal, o 5º Simpósio Internacional de Ensino e Pesquisa em Saúde (SIEPS) e o TEDxFACERES.
A FACERES também lançou o livro “Principais Doenças e Serviços Prestados na Atenção Primária em Saúde”, publicado pela Editora Ediceres. A obra foi escrita pelas acadêmicas Ana Clara Nehme Almeida, Giuliana Saurin Sanfelice André, Kauana Verginia Prevital, Laura Pedrozo de Lima, Luiz Eduardo Silva Mendes, Marcia Regina Prates Sinhorini Ghidoni, Mariana Lara Andrela, Nathália Jordão Penitente e Rafaella Gomes de Oliveira, sob orientação da Prof. Mª. Fernanda Novelli Sanfelice.
Entre os participantes do evento estava o Prof. Dr. Carlos Fernando Collares, editor-chefe do CERES Health & Education Medical Journal e uma das maiores autoridades mundiais em avaliação para o aprendizado. Durante o congresso, a FACERES também consolidou seu Teste de Progresso como o segundo maior do Brasil.
A participação dos alunos da faculdade foi fundamental para o sucesso da instituição no Cobem. Segundo Profª. Dra. Talita Valentino, coordenadora de pesquisa da faculdade, os estudantes demonstraram a qualidade do ensino da instituição e a oportunidade de aplicar o conhecimento científico adquirido.
“A expressiva quantidade de trabalhos apresentados pela FACERES no Cobem evidencia a forte atividade de pesquisa conduzida na instituição. Os resultados alcançados impulsionam o avanço do conhecimento na área da saúde e ressaltam a importância da pesquisa na formação médica”, ressalta Talita.
Entre os trabalhos, quatro foram apresentados na modalidade oral, outros quatro na modalidade pôster comentado, e os demais foram expostos como pôster.
Camilly Zeitune, aluna da FACERES
FACERES/Divulgação
A acadêmica Camilly Zeitune, sob a orientação da Profª Mestre Fernanda Novelli Sanfelice, apresentou um trabalho na modalidade oral, destacando a importância dos projetos extensionistas para a formação médica generalista. O estudo, que abordou a saúde do homem de forma integral, além do câncer de próstata, foi muito bem recebido pela comunidade acadêmica.
“Foi uma experiência enriquecedora poder compartilhar esse trabalho em um evento tão importante. Além de fortalecer minhas habilidades de comunicação, pude perceber o impacto real de nossas ações na comunidade”, afirma Camilly.
Carolina De Marqui também apresentou seu trabalho
FACERES/Divulgação
Outro trabalho apresentado de forma oral foi da aluna Carolina De Marqui que discorreu sobre a desproporção entre o aumento do número de vagas para graduação em medicina e para residência médica, e como isso tem influenciado nas oportunidades de se especializar através dos programas de residência médica no Brasil.
“O tema foi abordado, como uma preocupação, em diversas palestras e rodas de conversas no evento, e trata-se de uma preocupação justificável já que em 2022 haviam vagas de residência para apenas 40% dos formandos em medicina”, justifica Carol.
Um momento de grande importância para a faculdade ocorreu durante o congresso: Dr. Toufic Anbar Neto, diretor da Faculdade de Medicina FACERES, foi empossado como diretor regional da Associação Brasileira de Educação Médica. A posse reforça a atuação da faculdade no cenário da educação médica paulista, destacando-se como um dos principais polos formadores de futuros profissionais de saúde. Durante o congresso, o Dr. Toufic, também presidiu uma mesa de discussão sobre ética e bioética na construção da matriz curricular, atuou como avaliador de apresentações orais e participou de debates sobre o uso da inteligência artificial na educação médica.
“A participação no Cobem reforça o compromisso da FACERES com a qualidade da formação médica e da produção científica. Estar entre as instituições com maior número de trabalhos apresentados reflete o esforço contínuo de nossos alunos e docentes em contribuir para o avanço da educação médica no Brasil”, finaliza Dr. Toufic.
Sobre o Cobem
Promovido pela Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) o 62º Cobem – Congresso Brasileiro de Educação Médica é um espaço para discutir e compartilhar experiências, práticas e pesquisas relacionadas ao ensino, formação e prática médica. O evento é fundamental para o aprimoramento da qualidade do ensino médico no Brasil, e para promover o debate e a reflexão sobre os desafios e avanços na área.
Com o tema “Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Médica: 10 anos de construção!”, o evento foi realizado entre os dias 12 e 15 de setembro, em Belo Horizonte(MG), reunindo educadores, pesquisadores, residentes e estudantes de medicina de todo o Brasil.
O Cobem é o principal evento nacional de educação médica no Brasil, reunindo profissionais, pesquisadores, estudantes e instituições de ensino para discutir, compartilhar experiências e promover debates sobre a formação e a prática médica.
Faculdade de Medicina FACERES abre inscrições para vestibular de medicina 2025
Número de mulheres na medicina dobrou na última década
Faculdade de Medicina FACERES promove Workshop de Vestibular
Adicionar aos favoritos o Link permanente.