Eleições em Curitiba: Pimentel diz que terceirizar gestão de escolas municipais não está no plano de governo


Candidato garantiu a criação de 30 novos CMEIs e 9 mil vagas. Pimentel foi o segundo a participar da série de entrevistas do g1 Paraná. Assista à entrevista na íntegra com o candidato Eduardo Pimentel
O candidato à Prefeitura de Curitiba Eduardo Pimentel (PSD) afirmou na tarde desta terça-feira (10) que o plano de governo dele não prevê medidas como a adotada no governo estadual de terceirizar a gestão de escolas públicas. Assista à integra da entrevista no vídeo acima.
Sancionada pelo governador Ratinho Júnior (PSD), a lei prevê que “empresas com expertise em gestão educacional” passem a gerir a administração dos colégios estaduais no Paraná a partir de 2025. Veja abaixo o que disse o candidato:
Pimentel diz que não está no plano de governo terceirizar gestão de escolas
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Na entrevista ao vivo conduzida pelos jornalistas do g1 Paraná Ana Krüger e Caio Budel, o candidato garantiu a criação de 30 novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e mais de 9 mil vagas em CMEIs e Centros de Educação Infantil (CEIs).
“Estamos falando dos CMEIs e dos CEIs, que são a rede particular contratada de vagas. São 9 mil vagas que eu estou propondo entre contratadas e construção de 30 novos CMEIs espalhados pela cidade onde identificarmos que seja necessário“, disse o candidato.
Pimentel garante criação de 30 novos CMEIs
Outra promessa do candidato é a oferta de moradia imediata para pessoas em situação de rua. Pimentel explica que o projeto funcionará por meio do Aluguel Social Permanente custeado pela prefeitura. Ele diz que a ideia é reinserir o indivíduo na sociedade após acompanhamento terapêutico e liberar o espaço futuramente para acolher outras pessoas.
“É o aluguel de prédios vagos dentro de eixos estruturantes da cidade. Para que fique perto de terminal de transporte, de unidades de saúde, da rede de educação municipal, para facilitar para todos e para que ele tenha um acompanhamento. Quando ele começar a ter a sua independência, ele sai do processo de acolhimento do município“, diz.
Caso seja eleito, o candidato confirma também a construção de moradias em áreas centrais e nos demais bairros com o Fundo Municipal de Habitação Social e a regularização fundiária para garantir a quem vive em terrenos irregulares o direito de posse.
Relação com o vice
Quando questionado se concorda com a postura do candidato a vice-prefeito, Paulo Martins (PL), perante o Governo Federal e Supremo Tribunal Federal (STF), Pimentel afirmou que “cada um tem suas opiniões pessoais”.
“O Paulo Martins é uma pessoa de personalidade forte posições claras e ter ele como vice-prefeito nesta etapa é um privilégio, porque é um homem que defende o Estado de Direito, defende a cidade de Curitiba e tem me ajudado muito na campanha. Eu não tenho dúvida de que ele será um bom vice-prefeito e vai me ajudar, se Deus quiser, a ganhar as eleições e me ajudar a governar Curitiba, mas eu respeito todos os Poderes de forma constitucional.”
Transporte
Pimentel afirmou que o edital da nova licitação do transporte público será lançado no segundo semestre de 2025. Quanto à redução do preço da passagem, o candidato fala sobre duas ações previstas para o início do mandato: retomar a domingueira, com a tarifa pela metade do preço aos domingos, e tarifa zero a quem está procurando por emprego.
“O domingão de meia tarifa e a partir do dia primeiro de janeiro também a tarifa gratuita para o trabalhador desempregado. Para que ele tenha a oportunidade de fazer a sua entrevista de emprego sem o custo da passagem”, afirma.
LEIA TAMBÉM
Tempo: Chuva deve chegar ao Paraná, melhorar qualidade do ar e diminuir temperaturas, diz Simepar
Esporte: Jovem que perdeu braço há 10 anos após ataque de tigre no Paraná treina para as próximas Paralimpíadas
Lotofácil: nove apostas do Paraná acertam 15 números e levam R$ 2,3 milhões cada
Saúde
Na área da saúde, o atual vice-prefeito garante a construção de duas novas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), uma na regional Matriz e outra em Santa Felicidade, seis novas Unidades Básicas de Saúde (UBS), o Hospital Maternidade do Bairro Novo com 200 leitos e nove centros cirúrgicos e um Centro de Diagnóstico por Imagem da prefeitura.
Para o fim deste ano, a gestão de Rafael Greca e Pimentel garantiu entregar o primeiro Hospital Veterinário Público da capital. Agora, o candidato se compromete a criar mais um.
“É meu compromisso fazer mais um Hospital Público Veterinário na região sul e o Centro de Triagem e Apoio de Animais Silvestres. Já acontece a triagem dentro do Museu da História Natural, mas nós queremos agora fazer um espaço amplo e tranquilo para que esses animais sejam atendidos e devolvidos para a natureza”, confirma.
Segurança
Na entrevista, Pimentel disse que, se eleito, garante que abrirá um novo concurso público da Guarda Municipal nos primeiros três meses de governo.
“Nós queremos contratar em torno de 300 guardas. Mas nós vamos lançar o edital no primeiro trimestre do ano que vem para avaliar o processo de contratação e em qual período, mas isso dentro de quatro anos”, diz.
O candidato também falou sobre a criação da Secretaria da Mulher e Igualdade Racial e da Secretaria de Direitos Humanos para não só acolher grupos minorizados, mas também para capacitá-los.
Pimentel promete também custear estacionamentos de carregamento de veículos elétricos no lugar de espaços com estacionamento rotativo (ESTAR). O objetivo é incentivar a eletromobilidade sem que haja a perspectiva de aumento na cobrança do estado, segundo o candidato.
Mobilidade e urbanização
Com orçamento público, Pimentel propõe mais de R$100 milhões para a construção de calçadas e maior acessibilidade na cidade. Além disso, ele diz que fará mais 200 km de ciclofaixas e ciclovias na capital.
No plano de governo, Pimentel ainda diz que pretende usar a Defesa Civil para conscientizar famílias que vivem em áreas de risco e criar seis novos parques para reserva hídrica na cidade. A ideia é aumentar o cuidado com o meio ambiente e diminuir os efeitos climáticos causados pela poluição.
Por fim, o candidato faz as considerações finais afirmando que irá trabalhar para continuar fomentando a inovação no município.
“É a troca de prefeito segura para que Curitiba continue avançando na mobilidade através da nova concessão do transporte coletivo, a educação integral, na Saúde Para Todos, na sustentabilidade, nos nossos parques e praças, no preparo para cuidar da cidade de Curitiba”, conclui.
Assista aqui a entrevista na íntegra
Eduardo Pimentel (PSD) – candidato à Prefeitura de Curitiba
g1 PR
Série de entrevistas do g1 Paraná
O g1 Paraná convidou os candidatos à Prefeitura de Curitiba que estão entre os cinco primeiros colocados na Pesquisa Quaest – encomendada pela RPC para medir a intenção de voto dos eleitores e divulgada em 27 de agosto – para uma entrevista ao vivo com duração de 30 minutos.
Eduardo Pimentel (PSD) foi o segundo candidato a participar da rodada de entrevistas, que acontece durante esta semana até o dia 13 de setembro. A sequência segue a ordem do nome de urna dos candidatos divulgada pela Justiça Eleitoral.
Veja quem serão os próximos candidatos entrevistados pelo g1 Paraná:
Luciano Ducci (PSB) – 11/09 às 15h;
Ney Leprevost (União) – 12/09 às 15h;
Roberto Requião (Mobiliza) – 13/09 às 15h.
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 PR
Leia mais notícias no g1 Paraná.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.