Macaquinhas encontradas dopadas no Jardim Botânico são devolvidas à natureza


Elas receberam tratamento e foram soltas. Polícia acredita que filhotes podem ter sido roubados, já que as primatas estavam com sinais de amamentação. Um casal foi preso. Macaquinhas são devolvidas à natureza
Divulgação
As duas macaquinhas que foram resgatadas no Jardim Botânico, na Zona Sul do Rio, foram devolvidas à natureza nesta quarta-feira (18). As duas foram encontradas dopadas há cerca de duas semanas e levadas para o Instituto Vida Livre, onde foram cuidadas.
Segundo os veterinários, elas tinham sinais de que estavam amamentando e isso pode indicar que os filhotes, recém-nascidos, tenham sido levados. Elas passaram as duas semanas recebendo tratamento veterinário e, então recuperadas, voltaram para seu habitat.
Um casal foi preso por dopar e roubar animais no Parque Jardim Botânico. Eles respondem por dois crimes.
Art. 29: matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida. Pena: detenção de seis meses a um ano, e multa.
Art. 32. praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. Pena: detenção, de três meses a um ano, e multa.
Macaquinhas são devolvidas à natureza
Divulgação
O comportamento atípico dos macacos que vivem no Jardim Botânico chamou a atenção de funcionários que trabalham no local, que passaram a suspeitar que alguma coisa errada estava acontecendo.
“Foi percebido pela segurança do parque que havia uma dupla e nas imediações que foi encontrada a medicação, a banana misturada com medicação, os macacos caindo da árvore, realmente já sofrendo os efeitos”, afirmou a delegada Thaianne Moraes.
Segundo a polícia, Luan Carlos Siqueira e Sarah Porto Silva faziam “armadilhas” com o medicamento misturado a bananas para atrair os animais.
Comportamento atípico de animais fez funcionários do Jardim Botânico suspeitarem de casal
O inquérito também será desmembrado para investigar organização criminosa de tráfico de animais.
Um vídeo feito no dia 8 de setembro mostra um dos macacos com o comportamento alterado, visivelmente tonto.
Macaco é achado dopado no Jardim Botânico
A TV Globo não conseguiu contato com a defesa do casal.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.