Caraça, Serra do Cipó e Serra da Piedade: reservas naturais sofrem com incêndios constantes em Minas Gerais; ouça


O repórter da TV Globo, Fabiano Villela, contou ao podcast Gerais no g1, os bastidores da cobertura da seca e do combate às chamas no estado. A reserva natural da Serra do Caraça, na Região Central de Minas Gerais, está em chamas há nove dias. Quase trinta brigadistas e 28 bombeiros tentam conter o incêndio que já avançou por mais de 25 Km². O repórter da TV Globo, Fabiano Villela, disse ao podcast Gerais no g1, que a situação é dramática.
“É um dos cenários mais assustadores que a gente já presenciou nesta cobertura”, contou ele.
Minas Gerais registra a maior taxa de incêndios dos últimos treze anos, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
Só na última terça-feira, os bombeiros registraram 300 focos de incêndio no estado.
Seca
Uma pesquisa do Inpe com universidades federais também revelou uma significativa redução das chuvas no cerrado nos últimos 30 anos. Em Várzea da Palma, na Região Norte do estado, é uma das cidades que mais sofrem com a seca.
“Uma região de pescados que vem sofrendo muito com a estiagem. E fica perto do Rio São Francisco”, disse Villela.
Ouça
Você pode ouvir o Gerais no g1, no GloboPlay, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music, no iHeart ou na sua plataforma de áudio preferida.
🎧 Assine e siga o podcast, para ser avisado sempre que tiver novo episódio
Chamas destroem Mata Atlântica no Santuário Serra do Caraça
Reprodução/TV Globo
Vídeos mais vistos no g1 Minas:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.