Cidade registrou o maior número de focos de incêndio no estado em dois dias. Poluição do ar está ligada ao fenômeno. Fumaça de queimadas deixa o céu laranja em Jataí
Especialistas afirmam que quando o céu está com tons alaranjados significa que há muita poluição no ar; entenda melhor abaixo. Foi o que aconteceu com a cidade de Jataí, no sudoeste goiano, na segunda-feira (9) e assustou os moradores, fazendo com que até as aulas fossem suspensas.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
A meteorologista da Climatempo, Josélia Pegorim, explicou ao g1 meio ambiente que o bloqueio atmosférico que causa a onda de calor também faz com que exista uma grande estabilidade da massa de ar seco. Por conta disso, a poluição fica presa nas camadas mais baixas da atmosfera.
Segundo a especialista, as partículas em suspensão contribuem para a alta concentração de poluentes, alteram a coloração do céu e espalham a luz do espectro alaranjado.
“A cor alaranjada e avermelhada está relacionada com a interação da luz com os poluentes que ficam concentrados na camada baixa da atmosfera, mais próxima da superfície”, explicou Josélia Pegorim.
Céu laranja em Jataí, Goiás
Reprodução/TV Anhanguera
Jataí
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Jataí registrou 244 focos de incêndio entre os dias 8 e 9 de setembro. O número corresponde a 20% de todos os focos registrados em Goiás no período.
Em vídeos enviados à TV Anhanguera, moradores da cidade registraram, incrédulos, a cor do céu e do sol completamente laranjas (assista acima). Em algumas gravações, é possível ver uma grande quantidade de fuligem, derivada dos incêndios na região. “Está Jataí inteira assim”, reclama um morador não identificado.
Na terça-feira, a cidade voltou a liderar o ranking estadual de focos de incêndio, segundo o Inpe. Foram 179 focos entre 9 e 10 de setembro. Devido a fumaça tóxica, muitos moradores saíram nas ruas usando máscaras e as aulas foram suspensas na rede municipal e em universidades por tempo indeterminado.
A situação de Jataí chamou a atenção de especialistas. “A extensão (de incêdios) é superior a região urbana da cidade”, comparou o comandante de Operações de Defesa Civil do CBM-GO, coronel Pedro Carlos Borges de Lira.
Veja abaixo o ranking de focos de incêndio em Goiás de 9 e 10 de setembro:
Jataí – 179 focos, 26,4% do total
Rio Verde – 151 focos, 22,3% do total
Mineiros – 42 focos, 6,2% do total
Serranópolis- 26 focos, 3,8% do total
Paraúna – 24 focos, 3,5% do total
LEIA TAMBÉM:
CHAPADA DOS VEADEIROS: Incêndio destrói cerca de 10 mil de parque nacional
FOGO CRIMINOSO: Homem é preso suspeito de causar incêndio que destruiu cerca de 700 hectares de fazendas em Goiás
BOMBEIROS: Goiás registrou mais de 400 incêndios no fim de semana, dizem bombeiros
Norte a sul
Em Goiás, vários registros foram feitos do fogo assustando pessoas e animais. Em Rio Verde, imagens mostram gado fugindo do fogo em fazenda.
Na Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso, aviões e quase 100 brigadistas e voluntários atuam para controlar queimada que começou no dia 5 de setembro e ainda não foi controlada. O fogo já destruiu mais de 10 mil hectares do parque nacional.
A polícia já prendeu três pessoas suspeitas de provocar incêndios criminosos em Goiás. Um deles confessou ter recebido cerca de R$ 300 para atear fogo em fazenda.
Imagens aéreas de incêndio na Chapada dos Veadeiros, em Goiás
Divulgação / PNCV
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás