Número representa quase o dobro do mês de dezembro. Outras cidades do litoral do Paraná também registraram aumento nos casos. Mais de cem casos de virose em Guaratuba
A cidade de Guaratuba, no litoral do Paraná, registrou 117 casos de virose nas últimas 24 horas. O número representa quase o dobro de todo o mês de dezembro, que somou 62 casos. Saiba abaixo como identificar os sinais de alerta.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
De 28 de dezembro de 2024 a 4 de janeiro de 2025, primeira semana epidemiológica registrada pela Prefeitura de Guaratuba, 439 pessoas com virose procuraram atendimento médico na cidade.
Tatiane Matos de Carvalho é moradora da cidade e procurou nesta segunda-feira (6) atendimento para o marido, que está com sintomas fortes de virose.
“Teve muita dor no corpo, febre a noite toda, ele não aguenta nada no estômago. Então, está bem debilitado, bem complicado mesmo”, disse.
Celia Leonor é turista em Guaratuba desde a última sexta-feira (3) e precisou levar o filho, de 12 anos, até o pronto-socorro.
Ela acreditava que ele havia comido algo que não fez bem, mas contou que os sintomas começaram a piorar e ela decidiu levá-lo até um médico.
“Começou a ter a diarreia e vomitou dois dias seguidos e a gente resolveu trazer. Vai começando a dar uma fraqueza, começou a ficar meio molinho ali nos cantos”, relatou.
A Vigilância Epidemiológica de Guaratuba fará testes no Laboratório Central do Estado do Paraná, vinculado à Secretaria de Saúde, para identificar qual vírus circula pela cidade.
Guaratuba (PR)
RPC
Outras cidades do litoral do Paraná também apresentaram aumento nos casos.
Durante dezembro, Shangri-lá atendeu 404 pessoas infectadas e Praia de Leste recebeu 177 no Pronto Atendimento, segundo as prefeituras.
Nos três primeiros dias de 2025, Matinhos acumulou 728 casos. Neste mesmo período, o Pronto Atendimento de Shangri-lá registrou 351 casos de virose, em Praia de Leste foram 145 atendimentos.
LEIA TAMBÉM:
Ex-vereador e esposa: quem são os mortos em acidente envolvendo BMW no PR
Acidente: Duas pessoas morrem e três ficam feridas após carro ser atingido de frente por BMW com placas da Argentina em rodovia do Paraná
‘Eu não estava acreditando’: Mãe grava equipe de ambulância ouvindo música alta durante transferência de filha com hidrocefalia, no Paraná
Como tratar?
O responsável pela epidemiologia de Guaratuba, Fernando Cardoso, indica que inicialmente as pessoas tratem os sintomas em casa se hidratando com:
Água;
Soro caseiro;
Isotônicos;
Água de coco.
Além disso, o repouso também é ideal para se recuperar da virose.
No caso de crianças, idosos e gestantes, Cardoso recomenda a procura imediata pelo Pronto Atendimento.
“É um público que desidrata muito rápido e a desidratação, justamente, é o agravo da virose”, informou.
Sinais de alerta
Fernando Cardoso ainda destacou alguns sinais graves de desidratação. São eles:
Boca e pele secas;
Cansaço extremo;
Quantidade baixa de urina (déficit urinário).
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias no g1 Paraná.