Projeto conta com apresentações artísticas em diversos bairros da cidade. Pelourinho será o palco principal, com bailes, desfiles e aulas de dança. Governo da Bahia lança programa de ações para o verão
A fim de promover ações culturais e artísticas em meio às homenagens aos 40 anos do axé music, o governo da Bahia lançou “Verão Axé 40”. O projeto vai promover eventos culturais gratuitos ao longo de toda a estação em Salvador.
O anúncio foi realizado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) nesta sexta-feira (10), no Centro de Operações e Inteligência da Segurança Pública (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Autoridades e artistas participaram do momento.
“É uma preparação para o Carnaval, na verdade, essa é uma agenda muito importante pra nós pela geração de renda, pela diversidade e pra diversão do município de Salvador”, resumiu o governador em entrevista à imprensa após o anúncio. A expectativa da gestão estadual é de que três mil turistas visitem a cidade ao longo da estação.
A programação cultural inclui shows nos bairros da cidade. No Pelourinho, palco principal do projeto, os largos e praças serão ocupados com shows, terá um espaço para novos talentos se apresentarem, aulões gratuitos de samba, desfiles percussivos, bailes de Carnaval com marchinhas e programação infantil.
Conheça as ações já divulgadas
‘Amô pelo Pelô’ – realizada pelo segundo ano consecutivo pela Secretaria do Turismo (Secult-Ba), vai integrar o projeto de verão e movimentar o Centro Histórico de Salvador com uma programação plural;
‘Pelô Novos Sons’ – valoriza talentos emergentes e artistas de médio porte do cenário musical baiano;
‘Aulões de Dança’ com ritmos variados;
‘Baile Quintas Dancehall’, fortalecendo a cultura afro-caribenha;
‘Pelô em Cena’, com peças de curta duração;
‘Samba e Desfiles Percussivos’ nas ruas e vielas do Pelourinho;
‘Especial Axé 40’, com shows de artistas consagrados do Axé Music e uma programação destinada ao público infantil, incluindo performances circenses, teatro, recreação, pintura facial, contação de histórias, entre outros.
Márcia Short, Sued Nunes, Ronei Jorge, Gilmelândia e Ily são algumas das atrações já confirmadas que se apresentarão no Pelourinho. Outras duas apresentações artísticas por dia vão acontecer em diferentes pontos da Orla de Salvador: Barra, Jardim dos Namorados, Boa Viagem e Itapuã.
Márcia Short vai participar da programação do ‘Verão Axé 40’ do governo baiano
Wuiga Rubini/GOVBA
“Vamos ocupar a cidade, especialmente o Pelourinho, com programação diversa pra todos os públicos, mas sobretudo homenageando esse movimento cultural tão importante pra Bahia, que é o axé music”, ressaltou o secretário de Cultura do Estado, Bruno Monteiro.
Fortalecimento do turismo
Em meio a isso, a Setur-BA vai realizar, neste mês, oficinas de qualificação para o turismo para jovens e adultos das Unidades Habitacionais da Vila Nova Esperança/ Rocinha/Pelourinho. O objetivo é ampliar as oportunidades de emprego, trabalho e renda em bares, restaurantes e a rede hoteleira da região do Centro Histórico para a comunidade local durante o verão.
A iniciativa também levará os receptivos com baianas e apresentações culturais para os principais portões de entrada da capital, como o aeroporto, rodoviária e terminal marítimo.
Foco nas mulheres
Durante a alta estação, a Secretaria de Política para as Mulheres (SPM) vai marcar presença por meio da campanha “Oxe, Me Respeite!”. O programa promove abordagens educativas sobre assédio, violência doméstica e importunação sexual, através da distribuição de materiais informativos e orientação sobre a Lei Maria da Penha e canais de denúncia, como o Disque 180.
Equipes especializadas vão oferecer atendimento e escuta qualificada, com encaminhamento a estruturas da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, incluindo a Casa da Mulher Brasileira, que opera 24 horas e oferece suporte integrado e humanizado, como apoio psicossocial, triagem e alojamento de passagem. Também está incluída a campanha de sensibilização em Salvador – “A valorização das vozes femininas na música baiana”, promovendo o empoderamento das mulheres baianas, durante os festejos no Pelourinho.
Saúde no verão
Governo da Bahia lança projeto ‘Verão Axé 40’
Wuiga Rubini/GOVBA
Ampliando o acesso aos serviços odontológicos, a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) levará ao Centro Histórico de Salvador, entre os dias 21 e 24 de janeiro de 2025, o Odontomóvel, uma carreta equipada com 10 cadeiras odontológicas, capaz de atender até 180 pessoas por dia. O serviço, que oferece atendimento odontológico gratuito, estará disponível durante os quatro dias de ações. De acordo com o governo do estado, o investimento nessa iniciativa é de R$ 500 mil.
A pasta ainda vai realizar plantões da saúde, distribuição de materiais educativos, ações de incentivo à doação de sangue, vacinação contra a COVID-19 e testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites virais nos postos da Barra e Ondina.
“Nessa energia do calor, também vamos fazer campanhas de hidratação, de prevenção ao câncer de pele e contra a dengue, com foco na coletividade. Então, são muitas ações envolvidas nesse período. Brincar com alegria, mas sem deixar de cuidar da saúde”, alertou a secretária da saúde, Roberta Santana.
Direitos Humanos
Focado na proteção e defesa dos direitos de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade e risco social, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), em parceria com o Projeto Axé, promoverá atividades semanais no Terreiro de Jesus, no Pelourinho, utilizando o Axé Buzu para ações pedagógicas voltadas a esse público.
As atividades incluirão aulas públicas de capoeira, dança, artes visuais, música, teatro e outras modalidades da arte-educação, que é a metodologia aplicada pelo projeto na assistência regular aos jovens. O Plantão Integrado do órgão também estará disponível no local.
Trabalho, renda e esporte
Ações de apoio a catadores de resíduos sólidos, qualificação profissional, esporte e lazer realizadas pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) são parte do ‘Verão Axé 40’. No total, serão beneficiados 2,7 mil catadores que trabalharão na Festa de Iemanjá e no Carnaval de Salvador. O projeto Cidade Carnavalesca, uma parceria entre a Setre e a Secult-Ba, vai qualificar 600 jovens, entre 18 e 29 anos, que já atuam ou têm interesse em desenvolver atividades em blocos e agremiações de matriz africana.
Para o esporte, a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) vai atuar no Pelourinho, através do ‘Projeto Esporte por Toda a Parte II’. O programa vai fomentar a prática de esporte, com a inclusão de Pessoas com Deficiência (PCDs), de forma a difundir a cultura do esporte como via de promoção do convívio social pacífico em diversas modalidades: ginástica, vôlei, basquete, futsal e handebol; e a modalidade de luta de combate será jiu-jitsu. Trezentas pessoas vão participar do projeto.
Assistência e Desenvolvimento Social
Haverá também a implantação de mais uma unidade do Programa Corra pro Abraço, com o novo equipamento vinculado à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), no Pelourinho. Com investimento de R$ 3,4 milhões, serão realizadas ações de acolhimento e cuidado a pessoas em situação de rua, buscando oferecer suporte psicoemocional, serviços de saúde e apoio para reintegração social.
A Seades também participará do ‘Verão Axé 40’ com a campanha “Proteja Bahia”, voltada ao enfrentamento à violação de direitos de crianças e adolescentes, principalmente a abusos sexuais, violências e exploração do trabalho infantil. Na oportunidade, os mascotes “Lulu Alerta” e “Ursinho Atento” distribuirão materiais de sensibilização, engajando os diversos setores da sociedade em iniciativas de vigilância e proteção social.
Demais ações
Outras secretarias também estarão envolvidas no projeto, como a Secretaria da Segurança Pública (SSP), com atuação da força policial e câmeras de reconhecimento facial em todos os pontos de ações do projeto. A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), participa através de atendimento preventivo, orientações e acolhimento de denúncias, distribuição de material educativo de combate ao racismo e à intolerância religiosa.
Já a Secretaria da Educação (SEC), fará mobilização para matrícula e busca ativa, sessão de cinema no Glauber Rocha e o programa Férias nas Escolas. A Secretaria de Infraestrutura Hídrica (SIHS)/ Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), entrará com a distribuição de água tratada. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e a Coordenação de Políticas para as Juventudes (Cojuve farão operações especiais no metrô e oficinas voltadas para a juventude, respectivamente.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻