As mulheres insatisfeitas com as alterações no corpo após o parto encontram na cirurgia tripla uma solução. Que o corpo da mulher passa por alterações durante a gestação e após o parto, todo mundo já sabe, mas quando a experiência de vivenciar na prática este antes e depois traz mais incômodo e sofrimento à nova mamãe, por conta de flacidez mamária ou abdominal, diástase, ou outras insatisfações resultantes do ganho e perda de peso, como as gorduras acumuladas que são difíceis de perder com dieta e academia, uma opção que tem levado as mulheres aos consultórios de cirurgiões plásticos é a Mommy Makeover, ou trazendo para o português, a reforma da mamãe, uma combinação de três cirurgias para restaurar a autoestima da mulher que já teve filho
O cirurgião plástico de Foz do Iguaçu, PR, Dr. Kelson Kawamura explica que a técnica proporciona resultados satisfatórios para as pacientes já nos primeiros meses: “A cirurgia tripla, que chamamos carinhosamente de Mommy Makeover, combina as cirurgias de abdominoplastia, lipoescultura com enxerto, que devolve as formas ao corpo da mulher, e mamoplastia com ou sem prótese, que pode ser para redução ou aumento dos seios. As correções mais comuns são feitas na região das mamas, abdômen, quadris, cintura e coxas”, pontua.
Dr. Kelson explica ainda que dificilmente há contraindicação, mas que é preciso avaliar caso a caso, por isso é fundamental agendar uma consulta primeiramente, que pode ser presencial ou on-line. “Geralmente uma contraindicação vai acontecer em casos muito específicos, onde a mama é muito volumosa ou o abdômen muito flácido, por exemplo, e a cirurgia precisa de mais tempo para ser realizada, o que pode fazer com que ultrapasse as 6 horas de duração, que seria um tempo limite de segurança, quando se trata de cirurgias combinadas, nestes casos o profissional dificilmente irá optar por realizar todas as cirurgias no mesmo dia, mas programar cada procedimento para momentos diferentes”, esclarece.
Quando a mamãe pode fazer Mommy Makeover?
A cirurgia de abdominoplastia combinada com a lipoaspiração e enxerto é recomendada para a mamãe que não tem mais intenção de ter filhos, após 4 a 6 meses do parto enquanto a cirurgia mamária a partir de 4 a 6 meses após a interrupção da amamentação, que pode ser de aumento ou diminuição dos seios, com ou sem prótese.
Divulgação – Freepik
Como é a recuperação?
A recuperação tem a duração de 3 a 4 semanas, em repouso, exceto para casos de home office, que a mulher pode retornar no dia seguinte, tomando todos os cuidados orientados.
Serão indicados medicamentos para dor, o que reduzirá, entre 0 a 10, para 3 o nível de dor da paciente.
Quando é possível ver o resultado?
O resultado virá entre 6 meses e um ano, mas em 3 meses é possível ter 70% do resultado final.
Os cuidados com o pós-operatório são essenciais para um resultado satisfatório. É fundamental o paciente ter comprometimento com nossa cartilha de cuidados que envolvem desde o jeito de andar, a alimentação até os procedimentos de drenagem linfática e uso de cintas e talas, do contrário o resultado poderá ser seriamente comprometido.
Quais são os cuidados no pós-operatório?
Utilizar o macacão indicado pelo médico, nem muito apertado nem frouxo;
Dreno quando indicado por uma semana em média;
Para uma boa cicatrização da mama durante 3 meses utilizar sutiã cirúrgico, dormir olhando para cima e não fazer atividades físicas que englobem a parte de braço ou peitoral, fora isso a postura dos ombros para que ocorra uma simetria adequada, ombros para trás e o cotovelo levantando somente até a região dos ombros durante 3 semanas
E para a desinflamação do corpo para uma cicatrização adequada: alimentação saudável, hidratação, uso de cintas e placas por 3 meses e drenagem pelo tempo indicado.
Fora isso ainda há orientações personalizadas sobre como se deitar, andar, se levantar e como a paciente pode ajustar seu dia a dia para passar por este período.
Gostaria de agendar uma consulta conosco?
Cirurgia Plástica Foz
Acompanhe nosso trabalho também através das redes sociais:
Dr. Kelson Kawamura
Responsável técnico Dr. Kelson Kawamura | CRM 32174 | RQE 24787
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica