Preparando os jovens para a vida profissional, emocional e dilemas sociais. O mundo moderno é marcado por constantes mudanças, incertezas econômicas, instabilidade política e crescente pressão social. Nesse cenário, os jovens enfrentam diversos desafios complexos, que, cada vez mais, afetam a saúde mental. A resiliência é uma das principais ferramentas para enfrentar os dilemas da vida, ensinando a lidar com os desafios e dificuldades que surgem ao longo do caminho.
A resiliência é definida como a capacidade de manter o equilíbrio diante das adversidades, se adaptar às mudanças e seguir com tranquilidade enquanto supera os problemas apresentados. Deve ser incentivada desde cedo, na primeira infância, e trabalhada durante o restante da vida, tanto no ambiente familiar quanto escolar.
Desafios da vida moderna
As pressões múltiplas que os jovens são submetidos na vida moderna estão cada vez maiores, combinadas com a cobrança por produtividade e sucesso irreais, causam danos graves. Os desafios do ambiente de trabalho, a busca por um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal podem ser intensificados com a sobrecarga de informações das redes sociais.
As redes promovem um ambiente de comparação que afeta diretamente a autoestima. O uso excessivo aumenta a ansiedade e o questionamento sobre a vida perfeita, ampliando a insegurança sobre as próprias decisões e dilemas, principalmente entre os jovens.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estimam que metade de todas as doenças mentais começam aos 14 anos. A falta de saúde mental durante a adolescência afeta a formação em diversos aspectos, tanto o educacional, social e profissional, podendo gerar sequelas para toda a vida.
Ainda segundo a instituição, um em cada cinco adolescentes sofrem com problemas de saúde mental. Essa fase de descobrimento pode impactar diretamente na exposição a situações de risco, isolamento social e até a um comportamento mais agressivo.
Construção de um futuro com resiliência
O sistema educacional é um pilar fundamental na construção de pessoas e de uma sociedade mais resiliente. Cada vez mais as escolas têm investido na construção de uma educação integrativa. A Rede Adventista de Educação tem criado atividades voltadas ao desenvolvimento socioemocional dos estudantes, com um programa de ensino inovador, tem incentivado a empatia, união e respeito entre todos os alunos para que possam aprender a conviver com as diferenças.
Além disso, conta com um corpo docente multidisciplinar, preparado para lidar com os dilemas dos alunos. Os professores são preparados para encontrar soluções criativas que incentivem a reflexão e a calma na hora de solucionar problemas, formando indivíduos capazes de superar e transformar os desafios da vida.