Fala de Jorginho Mello (PL) foi dada na abertura de festa tradicional de Pomerode, cidade de colonização alemã com população 80% branca. Governador diz que cidade de Pomerode ‘se destaca pela cor da pele das pessoas’
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), afirmou em uma entrevista que Pomerode, cidade na região turística conhecida Vale Europeu, “se destaca pela cor da pele das pessoas”. A fala, que gerou polêmica, foi dada em uma entrevista na quinta-feira (16), na abertura da 40ª edição da Festa Pomerana, uma das mais tradicionais do município.
Com 34 mil habitantes, segundo o Censo 2022, Pomerode tem 80,4% da população branca e 19,4% preta ou parda. Ela conhecida por ser a “cidade mais alemã do Brasil” por conta da colonização.
Após a fala ser divulgada na página da Secretaria de Comunicação (Secom) do governo do Estado e repercutir, Mello disse em uma rede social que um vereador do PSOL tentava distorcer o conteúdo da entrevista e que iria tomar medidas judiciais.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
O vereador citado na nota do governador é Leonel Camasão (PSOL), de Florianópolis, que divulgou o caso. Outros políticos também manifestaram contrariedade, como o presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) em Santa Catarina, e do Sebrae, Décio Lima.
Ele encaminhou denúncias sobre o fato ao Ministério Público (MP), ao Ministério Público Federal (MPF) e ao Ministério dos Direitos Humanos
“Repercutiu nacionalmente, na data de hoje [quinta-feira], uma desastrosa, criminosa, racista e supremacista fala do noticiado, enquanto em visita à cidade de Pomerode – SC”, diz a denúncia encaminhada aos órgãos.
O que falou o governador
Ao elogiar características de Pomerode, o político, que é presidente do PL no estado, afirmou que o município se destacava, entre outros motivos, pela “pele das pessoas”.
“Pomerode se destaca pela beleza turística que tem. Pelas casas em enxaimel, pela cor da pele das pessoas, pela mistura, pelo que representa para todos nós”, afirmou.
Jorginho Mello, governador de Santa Catarina
Eduardo Valente/Secom
Manifestação do governador
“É lamentável a tentativa de um vereador do PSOL de distorcer o conteúdo de uma entrevista que concedi na abertura da Festa Pomerana, em Pomerode. Tomarei todas as medidas judiciais cabíveis. Racismo é crime, e essa acusação não se aplica a mim. Até o próprio vereador sabe disso”.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias