A programação é gratuita, aberta ao público e não é necessário fazer inscrição. Para aqueles que desejam certificado de horas, basta informar no momento do credenciamento no início de cada atividade. Memorial Esperança Garcia, em Teresina
Reprodução/Redes sociais
A 1ª Semana da Visibilidade Trans no Piauí vai acontecer de segunda-feira (23) a domingo (29) no Memorial Esperança Garcia, localizado na avenida Miguel Rosa, Zona Sul de Teresina. O evento, patrocinado pela Lei Paulo Gustavo, terá shows culturais, oficina, feira de empreendedores, palestras e serviços de saúde para população trans e demais membros da comunidade LGBTQIAPN.
Clique para conferir a programação.
A programação é gratuita, aberta ao público e não é necessário fazer inscrição. Para aqueles que desejam certificado de horas, basta informar no momento do credenciamento no início de cada atividade.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
“O tema é ‘Saúde Trans Específica, Cuidados e Qualidade de Vida’, escolhemos então o mês de setembro, pois é o mês da prevenção ao suicídio e as taxas de suicídio entre pessoas trans são altíssimas”, explicou Rodrigo Moara, um dos organizadores do evento.
“A Semana tem como objetivo central promover a conscientização, a inclusão e a celebração das vidas e das histórias de pessoas trans, travestis, transmasculinidades, não-bináries e de outras identidades de gênero dissidentes”, finaliza Rodrigo.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
A Semana da Visibilidade é uma realização do Coletivo 086, criado e coordenado por pessoas trans, em parceria com outras organizações e com patrocínio da Lei Paulo Gustavo, de incentivo financeiro ao setor cultural.
Websérie LGBThe’s
Gravação Websérie LGBThe’s: História, Resistência e Resiliência, realizada pelo Coletivo 086, de Teresina
Reprodução
Além das atividades, oficinas, palestras e serviços oferecidos, o evento também fará a exibição do episódio piloto da Websérie LGBThe’s: História, Resistência e Resiliência.
Cada episódio mostra experiências únicas da população trans do Piauí, explorando as diferentes formas de resistência e reafirmando a importância do apoio social e familiar, bem como os desafios ainda impostos à comunidade.
“O Coletivo 086 busca dar voz a essas narrativas e exaltar as conquistas da comunidade por meio de uma documentação audiovisual. A equipe de filmagem, composta em sua maioria por pessoas trans e travestis, percorreu diversas cidades do Piauí, captando a diversidade das pessoas trans em todo o estado”, afirma a organização do coletivo.
As gravações foram realizadas em Teresina, na zona urbana e rural, Picos, Oeiras, Colônia do Piauí e Parnaíba com mais de 50 pessoas.
Programação
Segunda-feira (23)
8h: Credenciamento;
8h30: Apresentação e boas-vindas;
9h: Abertura
9h30: Importância da saúde mental da população trans, travesti e não-bináries (com Pettra Roque, Ayan Gomes e Marvin Wallace);
14h: Perspectivas ético-políticas para o enfrentamento da transfobia e a garantia de permanência nos espaços (com Rafa Moon).
Terça-feira (24)
8h: Oficina de elaboração de currículos (com João Liberato);
10h: Transformando saúde: bem-estar e qualidade de vida para pessoas trans (com Nichole Oliveira);
14h: Importância do letramento e acolhimento das famílias como forma de enfrentamento de preconceitos (com Amanda Pitta e Marilene Alves);
16h: Mesa – Pais parturientes (com Nando Barros e Bernardo);
17h: Empregabilidade travesti (com Savana Victória);
19h: Palestra – Transmasculinidade no mercado de trabalho: vivência e dados (com Armando Angelim, Akin Alencar, Joy Neres, Noah Oliwer e Wendy Augustus).
Quarta-feira (25)
8h: Protocolo de abordagem população LGBTQIAPN+ (com Leonna Osternes e Paula Moura);
8h: Qualificação para equipe da Maternidade Dona Evangelina Rosa sobre trans parturientes (local: auditório da maternidade);
14h: Transfobia ambiental e seus impactos a saúde física e mental (com Grax Medina);
15h: Mastectomia pelo plano de saúde (com Rodrigo Sobieski).
Quinta-feira (26)
8h: Mutirão de retificação de nome e testagem de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST);
12h: Grafite em painel (com Pancs e Lore);
10h às 21h: TransArte Piauí (exposição de arte por artistas trans);
16h: oficina de audiovisual: olhares transversais (com Grax Medina);
19h: exibição do piloto da Websérie LGBThe’s: História, Resistência e Resiliência.
Sexta-feira (27)
14h às 21h: Feira TransCriativa (feira de empreendedorismo com empreendedores trans);
16h às 0h30: Multitrans Piauí (show multicultural de artistas trans).
Sábado (28)
8h às 18h: Mergulho Trans – dia de lazer para a população trans.
Domingo (29)
10h30 às 12h: Reunião aberta e devolutiva.
1ª Semana da Visibilidade Trans no Piauí terá shows culturais, palestras e serviços de saúde para população LGBTQIAPN+; veja programação
Reprodução
Gravação Websérie LGBThe’s: História, Resistência e Resiliência, realizada pelo Coletivo 086, de Teresina
Reprodução
Parte dos membros do Coletivo 086, de Teresina
Reprodução
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook e no Instagram
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube