No Dia Mundial Sem Carro, ciclistas promovem ação para cobrar políticas públicas de transporte limpo em Belém


A mobilização ocorreu na Praça da República, onde o coletivo Paráciclo apresentou uma carta compromisso a diversos candidatos ao cargo de vereador e também à gestão de Prefeitura de Belém. Cicloativistas em mobilização na Praça da República
Paráciclo
Neste domingo (22), Dia Mundial sem Carro, ciclistas se mobilizaram em uma ação que cobra o comprometimento de candidatos a cargos públicos municipais com políticas voltadas ao incentivo de transportes limpos e sustentáveis na capital, que em 2025 sediará a COP 30, o maior evento mundial sobre a crise climática.
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
A mobilização ocorreu na Praça da República, onde o coletivo Paráciclo apresentou uma carta compromisso a diversos candidatos ao cargo de vereador e também à gestão de Prefeitura de Belém.
Segundo o coletivo, os futuros representantes eleitos vão assumir, a partir de janeiro de 2025, uma cidade com graves problemas de mobilidade urbana. “Somos uma cidade no meio de uma das mais importantes florestas do mundo, com comunidades tradicionais e modos de vida que são totalmente ignorados na formulação das políticas públicas. Se faz necessário qualificar as políticas públicas de mobilidade que considerem nossas identidades, assim como as demandas imperativas da emergência climática”, frisa Ruth Costa, que integra a diretoria do Paráciclo.
Os ativistas destacam os sinais da crise climática na cidade, como o aumento da temperatura e áreas afetadas por enchentes, que atingem os grupos mais vulneráveis em áreas de periferia. “Há pouca cobertura verde da área urbana agrava também o desconforto térmico.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.