Neste Dia do Sorvete, g1 visita sorveterias da capital baiana e experimenta sabores inusitados. Confira sabores de sorvete ‘diferentões’ em Salvador
Já pensou em tomar um sorvete de acarajé? E de manjericão? Em Salvador, o que não faltam são opções “diferentonas” para quem ama um doce e deseja se refrescar no calorão típido da cidade. Nesta segunda-feira (23), data em que é celebrado o Dia do Sorvete, o g1 foi em busca de opções nada convencionais de sorvetes na capital baiana.
🍦 A sobremesa, que foi criada na China há três mil anos, surgiu antes mesmo da geladeira – invenção do século 19.
🌍 Ao longo dos anos, o sorvete atravessou o globo e chegou no Brasil. Por aqui, ele ganhou diversas adaptações para o nosso paladar, como frutas tropicais e doces regionais.
LEIA TAMBÉM:
Saiba como o sorvete engana nossos cérebros e quem inventou essa delícia
Com mais de 80 anos, sorveterias tradicionais fazem parte de roteiro turístico de Salvador
Sabores inusitados, à beira-mar e entre as 100 melhores do mundo: conheça a Sorveteria da Ribeira
Confira onde encontrar sabores diferentões de sorvetes na capital baiana:
🌿 Sorvete de manjericão
Sorvete de manjericão com doce de morango da sorveteria Le Glacier Laporte
Laura Matos/ g1 BA
Encontrado nas pizzas e massas, o manjericão também virou sabor de sorvete em Salvador. A sorveteria Le Glacier Laporte, que funciona há 23 anos no Pelourinho, no Centro Histórico, misturou a planta com o doce de morango, o que faz com que a sobremesa fique docinha e refrescante, ao mesmo tempo.
💡 O sorvete de manjericão surgiu da paixão do chef sorveteiro francês Georges Laporte pela erva aromática, que é bastante utilizada na culinária da França. A esposa e sócia dele, Margarida Laporte, costumava fazer um suco de morango com folhas de manjericão, e por isso ele acrescentou a fruta ao sorvete.
“As ideias sempre vêm depois de um acontecimento, uma conversa com amigos ou familiares. Todos os sorvetes têm uma ‘historinha’ que antecede a criação”, afirmou.
No empreendimento, todos os sorvetes são criação de Georges, que usa apenas produtos naturais. Ou seja: nada de conservantes ou industrializados.
Sabores de sorvete na Le Glacier Laporte, em Salvador
Laura Matos/ g1 BA
Manjericão com morango não é o único sabor inusitado disponível no estabelecimento. Por lá, os amantes de sorvete podem encontrar sabores que misturam especiarias, cravo e canela e até folhas usadas para fazer chás. Confira algumas opções:
🍦 especiarias;
🍦 capim santo;
🍦 mel com gengibre.
📍 Endereço: Largo Cruzeiro de São Francisco, Pelourinho, Centro Histórico de Salvador.
🧀 Sorvete de chocolate com gorgonzola
Sorvete de chocolate com gorgonzola, da Almaléa
Almaléa
A combinação inusitada é encontrada na Almaléa Sorvetes, que fica na praia da Paciência na orla do Rio Vermelho. O empreendimento começou há 5 anos, com sorvetes vendidos para familiares e amigos, mas há um ano e meio a loja física foi aberta.
💡 A ideia do sorvete de chocolate com gorgonzola surgiu após a chef sorveteria, Natalia Teixeira, ler uma pesquisa feita no exterior que dizia que as moléculas de chocolate combinavam com queijos azuis.
O sorvete de chocolate com gorgonzola é doce e o que dá o toque salgado são pedacinhos do queijo.
Segundo Ingra Deonísio, uma das sócias da empresa, a ideia é que todo mundo possa experimentar os diferentes sabores. Veganos, intolerantes a lactose e até os pets conseguem saborear as opções oferecidas na Almaléa.
“Tentamos trazer essa questão da inclusão, porque a gente via que o sorvete sem lactose eram apenas os de frutas, porque é mais fácil de ser feito. Só que o pessoal da intolerância a lactose também queria um sorvete de bolo, de chocolate”, contou.
Sorveteria oferece opções para vegano, intolerante a lactose em Salvador
Laura Rosa Matos/g1 BA
Além do sorvete de chocolate com gorgogonzola, outros sabores diferentes podem ser encontrados na sorveteria. Confira algumas opções:
🍦 coco com licuri;
🍦 sequilho com canela;
🍦 maracujá com pitaya;
🍦 morango com cupuaçu.
📍 Endereço: Rua da Paciência, 233, Rio Vermelho.
🦐 Sorvete de acarajé
Sorvete de acarajé, da Crema
Mateus Xavier/ g1 BA
O acarajé virou sorvete na Crema, gelateria que nasceu na Bahia e tem diversas lojas espalhadas por Salvador, além de Mata de São joão (no distrito de Praia do Forte), Feira de Santana e São Paulo.
A iguaria que é a cara da Bahia normalmente é consumida quentinha, com vatapá e camarão, contudo, ficou gelada, mas sem perder o sabor original.
💡 A ideia surgiu de um desafio do chef sorveteiro da marca, Frederico Samora, de criar um sabor com a cara da Bahia. Após diversas tentativas, ele chegou na receita final com acarajé pronto, já frito no óleo de dendê.
De acordo com um dos sócios, Vitor Pereira, o sabor chama atenção da maioria dos clientes que entra na loja.
“Ele dá uma sensação diferente, porque você tem o sabor característico do acarajé só que em outra textura. Cerca de 80% das pessoas que vêm aqui experimentam o sabor de acarajé, porque ele causa curiosidade”, contou.
Sorvetes da Crema
Mateus Xavier/ g1 BA
Para a professora de matemática da rede estadual, Luciana Almeida, que ama acarajé, o sorvete foi aprovado. “Tem o mesmo gosto, é surpreendente”, afirmou.
Os outros sorvetes da Crema são mais tradicionais, como pistache, creme e chocolate. Um dos diferenciais da loja é a casquinha, que é feita na hora, deixando toda a loja com cheirinho de biscoito.
📍 Endereço: Avenida Paulo VI, 1890, Pituba.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻