Família produz sorvete de jaca, caldo de cana e gengibre, em Monte Aprazível (SP). Nesta segunda-feira (23), Dia do Sorvete, celebra o reconhecimento de 40 anos de trabalho. Sorveteria em Monte Aprazível (SP)
Arquivo Pessoal
Uma família teve a vida transformada por meio da produção de sorvete artesanal em Monte Aprazível (SP). Criada há 40 anos, a sorveteria recebe visitantes da capital paulista e se especializou em sabores como jaca, caldo de cana e gengibre.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Nesta segunda-feira (23), Dia do Sorvete, não faltam motivos para celebrar a tradição e o reconhecimento de um trabalho que começou em 1981.
Sorveteria em Monte Aprazível (SP)
Arquivo Pessoal
A história do estabelecimento nasceu com Antonio Alves. À época, ele teve o primeiro contato com o sorvete porque trabalhava em um bar e auxiliava na produção manual do alimento.
Antonio também atuou como servente de limpeza e tinha mais de um serviço. Conhecido na cidade como Nego, depois de muita luta e de juntar as economias, adquiriu a sorveteria que pertencia a um tio.
Antonio morava nos fundos do local e na parte da frente produzia o alimento junto com a esposa e outros familiares. Aos poucos, Nego ganhou a companhia do filho, Evandro Alves, que começou a auxiliar na embalagem e organização do produto dentro da empresa.
À época, eles trabalhavam somente com picolés e hoje atingiram a produção de 20 mil unidades. Nego amava fazer o doce de abacaxi usado no mais tradicional sabor, o creme de abacaxi.
Antonio Alves e Evandro Alves em Monte Aprazível (SP)
Arquivo Pessoal
Em 2020, Evandro decidiu assumir a sorveteria e adquiriu um novo espaço que fica a 30 metros do antigo estabelecimento. A mudança de gestão veio acompanhada de uma nova linha de produção.
Alves comprou novos maquinários, investiu no sorvete de massa e começou a trabalhar acompanhado da esposa, Luciana Alves. Evandro fica na produção, e ela, no atendimento ao público. O gosto pelo sorvete atrai diversos clientes. Pessoas vêm de outras regiões do estado e até mesmo da capital paulista só para experimentar a iguaria.
“Tem gente que vem de São Paulo para ver a família na região e acaba vindo conhecer ou saborear o sorvete. Para nós, é uma satisfação imensa.”
Entre os sabores também estão cerveja, caipirinha e vinho. Em 2014, Antonio faleceu, e, mesmo em meio a dor da perda do pai, Evandro não teve dúvida de que deveria seguir os ensinamentos e o legado deixado por Nego.
“Cresci dentro da sorveteria… É uma sensação inexplicável. Representa um sonho, a extensão das nossas vidas. Sorvete para mim é mais que um alimento. É amor, é uma lembrança da infância, é família, é doçura.”
Sorveteria em Monte Aprazível (SP)
Arquivo Pessoal
Mantendo a tradição, recentemente, Evandro e Luciana passaram a receber a companhia do filho de 18 anos, que já demonstra interesse em seguir os passos dos pais.
A família é bastante conhecida na cidade e, além de adquirir clientes, faz amigos. Muitos deles passam no local quase que diariamente.
Em entrevista ao g1, Fátima Guimarães, de 69 anos, moradora de Monte Aprazível, lembrou que acompanhou a evolução da empresa e tem orgulho de fazer parte dessa história de alguma forma:
“Fomos amigos do Nego, o Evandro ainda era adolescente. Tenho três filhos, e, desde a infância, eles saboreiam os sorvetes. É uma sobremesa que agrada qualquer tipo de público, desde crianças até idosos, englobando todas as classes sociais.”
Evandro produz também sorvetes zero açúcar e zero lactose.
Evandro Alves, a esposa Luciana e o filho em Monte Aprazível (SP)
Arquivo Pessoal
Reconhecimento
Neste ano, a Sorveteria do Nego foi convidada a participar da Agrishow, a Feira Internacional de Tecnologia Agrícola que ocorreu em Ribeirão Preto (SP).
Por meio de uma parceria com a Secretaria Estadual de Turismo, a família participou do projeto “Sabores de SP” e recebeu diversos visitantes no Pavilhão de Artesanato.
Evandro e a esposa na Agrishow em Ribeirão Preto (SP)
Arquivo Pessoal
Para eles, poder levar o nome de Monte Aprazível para uma feira tão grandiosa é motivo de orgulho e de inspiração para seguirem produzindo novos sabores e aprimorarem ainda mais o trabalho.
“Foi uma grande realização da empresa ser reconhecida, ter representado nossa região em um local tão disputado, sendo indicada pela secretaria de turismo“, finaliza Evandro.
Sorveteria em Monte Aprazível (SP)
Arquivo Pessoal
Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM