![](https://s2-g1.glbimg.com/J_x_2b8vdtvXGbCAy1Hvgz9r2is=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/z/P/cj8VYDQ8GAMJqgX081gQ/chatgpt.jpg)
Chatbot ChatGPT
Florence Lo/ Reuters
O assistente de inteligência artificial DeepSeek, de uma startup chinesa, ultrapassou o rival norte-americano ChatGPT em downloads na App Store e é o aplicativo gratuito mais bem avaliado disponível na loja da Apple nos Estados Unidos, de acordo com a agência Reuters.
A ascensão do DeepSeek motivou a queda das ações de outras empresas vinculadas à inteligência artificial, como Nvidia e Oracle, nesta segunda-feira (27), segundo a agência.
O DeepSeek oferece a perspectiva de uma alternativa viável e mais barata de inteligência artificial, o que levantou questões sobre a sustentabilidade dos gastos e investimentos em IA por empresas norte-americanas, incluindo Apple e Microsoft, e colocou em dúvida o domínio ocidental no setor.
A startup chinesa lançou o assistente de IA no último dia 10. Segundo ela, a inteligência artificial utiliza menos dados a um custo bem menor do que modelos das empresas já estabelecidas, possivelmente marcando um ponto de virada no nível de investimento necessário para a IA.
Segundo a Reuters, a popularidade do DeepSeek repercutiu no Vale do Silício, derrubando teorias sobre o protagonismo dos EUA em IA e a eficácia dos controles de exportação de Washington visando os recursos avançados de chip e IA da China.
Os criadores do modelo DeepSeek-V3 alegam que ele “lidera a tabela de classificação entre os modelos de código aberto e rivaliza com os modelos de código fechado mais avançados globalmente”.