![](https://s2-g1.glbimg.com/P5sY4D1OZiB7noL0xvcdcs3BtKI=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/J/h/553ZZSSwuZALlCKxeuiA/bau-img-cdhu-agudos-040225-frame-908.jpeg)
50 das 100 residências foram entregues pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano. CDHU informou que a equipe de engenharia já solucionou problemas pontuais. Casas de programa da CDHU são entregues em Agudos sem ligação de água e esgoto
Mais de 100 famílias contempladas com casas da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) em Agudos (SP) enfrentam problemas estruturais e falta de água desde a entrega dos imóveis, em dezembro de 2024.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Devido à ausência de ligação à rede de água, a prefeitura tem abastecido as residências com caminhões-pipa, enquanto a situação não é resolvida.
O Conjunto Habitacional Jardim “Alba Ramos Barbosa Condi”, na Vila Ferreira, foi entregue no dia 18 de dezembro pelo programa Casa Paulista. No entanto, apenas 50 das 103 casas previstas foram entregues.
As unidades, com 52 metros quadrados de área construída, têm dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e lavanderia, e foram sorteadas para famílias de baixa renda.
A obra, que custou R$ 20,7 milhões, foi viabilizada pela CDHU, com doação de terreno por meio da Prefeitura de Agudos. Moradores relatam que os imóveis foram entregues sem a infraestrutura básica que lhes foi prometida.
“A falta de água é o principal problema. Quando queremos lavar roupa, não conseguimos, e isso dificulta muito. Acho que não deveriam ter feito isso com a gente, porque não fomos informados de que não teria água nas casas. Estamos pegando água da chuva, e isso é desumano”, desabafa a dona de casa Ana Maria de Almeida.
“Eu acho que eles deveriam ter sido mais sinceros. Se soubéssemos que não poderíamos nos mudar por causa da falta de água, não me importaria de esperar mais um pouco”, diz o operador de máquinas Roberto Santos.
Moradores de Agudos enfrentam problemas estruturais e falta de água em imóveis do programa Casa Paulista
Reprodução/TV TEM
Em nota à TV TEM, a Prefeitura de Agudos explicou que a administração anterior não deveria ter entregue as casas, pois as unidades não estavam em condições habitáveis.
A prefeitura informou, também, que está trabalhando emergencialmente com caminhões-pipa e se empenha para regularizar a situação o mais rápido possível, em colaboração com os órgãos responsáveis.
A CDHU, responsável pela construção e entrega das casas, afirmou que foram identificados problemas pontuais nas residências, mas que a equipe de engenharia da companhia já os solucionou. Ainda informou que qualquer morador que identificar a necessidade de reparos pode entrar em contato com eles.
Já a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) disse, em nota, que aguarda a autorização da CDHU para que a ligação de água seja realizada.
Moradores de Agudos enfrentam problemas estruturais e falta de água em casas entregues pelo programa Casa Paulista
Reprodução/TV TEM
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: assista às reportagens da região