Blog promove votação para eleger quem mais se destacou na música no ano que passou. Três primeiros colocados irão tocar em grandes eventos da música regional.
Divulgação
Foi um ano e tanto para a nossa cultura, e a música regional não ficou de fora. Diversos novos talentos abrilhantaram os palcos desse Rio Grande velho. Para valorizar a nova geração de artistas gaúchos, o g1 e blog Repórter Farroupilha prepararam uma votação para que tu possas escolher qual foi a grande revelação do ano do nosso cancioneiro. Haverá ainda o vencedor do juri técnico, formado por comunicadores e lideranças da cultura gaúcha.
Vote nos destaques da música do RS
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Os três primeiros colocados no voto popular e o vencedor do juri técnico vão ser destaque em um evento musical no dia 6 de março, no CTG Independência Gaúcha, em Esteio com o grupo Tchê Guri, Projeto Taureando e a dupla César Oliveira & Rogério Melo, que lançará a música “Eu, mais ela e o tostado”.
E vão ser convidados para tocar, com cachê, em grandes eventos da nossa cultura, como Rodeio Internacional de Vacaria, Expointer, Acampamento Farroupilha de Porto Alegre e Rodeio Internacional de Imbé. Mais do que qualquer premiação, o mais importante para um artista em ascensão é ter oportunidades de trabalho, não é verdade?
Desde já, o blog agradece ao Marquinhos Kroeff, produtor dos shows da Expointer, Liliana Cardoso, secretária de Cultura de Porto Alegre e Adriano Pacheco, secretário de Turismo de Imbé e Jeferson Camargo, patrão do CTG Porteira do Rio Grande. É valorizando os novos talentos que vamos manter viva a riqueza da nossa música regional.
Confira os músicos, por ondem alfabética, e vote no teu artista preferido:
Aline Bosa
Aline Bosa
Divulgação
A guria de Soledade não para nunca. Está sempre criando coisas novas, gravando clipes com artistas parceiros e compondo. E com músicas que “grudam” no ouvido dos fãs. Para César Oliveira, “uma nova” Berenice Azambuja.
Crioulinho dos Pampas
Crioulinho dos Pampas
Divulgação
Filho do saudoso Crioulo dos Pampas, parece uma reencarnação do pai. Canta muito. O clipe de “Nego bom não se mistura” tem mais de 1,2 milhão de visualizações.
Filipi Coelho
Filipi Coelho
Divulgação
O alegretense venceu como melhor intérprete em três festivais (Califórnia, Carijo e Acordes). Segundo o blog Ronda dos Festivais, foi o maior vencedor da categoria em 2024. E estreante no ofício.
Grupo Xixando
Grupo Xixando
Divulgação
A gurizada de Santo Ângelo pegou carona no sucesso do Matteus, no BBB, e lançou a música “Gauchão no BBB”. No Instagram, o clipe tem 2,9 milhões de visualizações. Feito raro para grupos fora dos “medalhões” da música de fandango.
Lara Rossato
Lara Rossato
Divulgação
A guria de Dom Pedrito despontou ao participar do clipe “É o Tchê no BBB”. E segue em evidência, tendo sido até capa de revista e renovando o visual da mulher gaúcha com toques de modernidade, sem abandonar a essência campeira.
Muriel Gaiteiro
Muriel Gaiteiro
Divulgação
Os vídeos do guri de bombaram na internet, ao ponto de merecer um elogio do Zezé Di Camargo e se apresentar na TV, em rede nacional. Foi destaque até em festivais nativistas, tendo conquistado o maior número de troféus na categoria infanto-juvenil (cinco de 1º lugar e três de 2º lugar).
Os Ribeiros
Os Ribeiros
Divulgação
A dupla formada pelos primos Mateus e Frederico, de Santana do Livramento, obteve 3 milhões de execuções em plataformas de áudio das seis músicas gravadas em 2024, algumas em parceria com nomes importantes da cultura gaúcha, como Joca Martins. E estourou com o sucesso “Na hora da pegada”, com Guilherme Jaques.
Projeto Taureando
Projeto Taureando
Divulgação
A dupla formada por Guilherme Jaques & Mauro Silva aproveitou o excepcional desempenho em festivais para reunir as canções em um projeto musical que percorre o estado. Jaques, consagrado ainda quando vocalista do Carqueja, e Mauro, projetando-se como compositor, gaiteiro e cantor.
Rodrigo Silva
Rodrigo Silva
Divulgação
O rapaz de Porto Alegre que segue à risca o legado do saudoso pai, Iedo Silva, investindo na carreira de forma profissional, e divulgando clipes bem produzidos. Lançada em 2024, a música “Costumes de um chão”, já possui 500 mil audições na principal plataforma de áudio.
Tchê Véio
Tchê Véio
Divulgação
O grupo de Santana do Livramento brilhou em um grande festival folclórico no Uruguai, e cruzou as porteiras da Fronteira e Campanha, animando bailes também em regiões como Sul, Missões e Serra. E com uma vibração que contagia o público no salão.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS