![](https://s2-g1.glbimg.com/ZSbTvUsLcmhIJ3ubSw0RGSDe2DY=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/9/t/kpCdEfQ7ypX39B4ViPJg/ap25042850764985.jpg)
Vulcão está entre os mais ativos do mundo e tem entrado em erupção com frequência há dois meses. Imagem mostra lava sendo expelida do vulcão Kilauea, em 11 de fevereiro de 2025
U.S. Geological Survey via AP
O vulcão Kilauea, no Havaí, nos Estados Unidos, entrou em erupção novamente nesta terça-feira (11). Um dos mais ativos do mundo, o vulcão tem registrado erupções com frequência há quase dois meses, desde que voltou à atividade.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
A erupção ocorre na cratera que fica no topo do vulcão, que está no Parque Nacional dos Vulcões do Havaí. Até a publicação desta reportagem, nenhuma área residencial estava sob ameaça.
A liberação mais recente de rocha derretida começou durante a manhã desta terça-feira, com a lava fluindo para o chão da Cratera Halemaumau. Meia hora depois, uma abertura expeliu lava a aproximadamente 100 metros de altura.
Este é o nono episódio de atividade eruptiva desde o fim de dezembro, segundo o Observatório Vulcânico do Havaí. Episódios anteriores duraram de 13 horas a oito dias, com pausas entre eles.
Muitas pessoas têm visitado pontos de observação dentro do parque nacional para ver a erupção.
O Kilauea está localizado cerca de 320 quilômetros a sudeste de Honolulu, a capital do Havaí.
LEIA TAMBÉM
Professora mata aluna de 8 anos a facadas na Coreia do Sul
Na ONU, Irã ameaça uso da força após comentários ‘profundamente alarmantes e irresponsáveis’ de Trump
Zelensky propõe troca de territórios entre Ucrânia e Rússia como parte de acordo para encerrar guerra
VÍDEOS: mais assistidos do g1