Aprenda receita da ‘Frigideira de Cuscuz’


Iguaria inspirada no preparo da omelete francesa usa ingredientes regionais do Nordeste e foi ensinada no Inter TV Rural deste domingo (16). Prato batizado como Frigideira de Cuscuz foi apresentado no Inter TV Rural deste domingo (16)
Inter TV Costa Branca
Um prato inspirado no preparo da omelete francesa, mas com ingredientes da culinária regional nordestina. Assim é feita o “Frigideira de cuscuz”, apresentado neste domingo (16), pelo programa Inter TV Rural.
Batizado pelo gastrólogo Alexandre Dantas, que elaborou a receita, o prato leva carne de sol, queijo coalho, flocão de milho e temperos muito comuns na região Nordeste.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
A massa é preparada com a mistura de todos os ingredientes e depois vai ao fogo em uma frigideira.
Além de saborosa e rápida para preparar, a frigideira de cuscuz também pode ser consumida nas principais refeições e até no lanche da tarde.
Ingredientes
8 ovos inteiros
200 g de carne de sol dessalgada, desfiada e refogada
150 g de flocão de milho
100 g de queijo coalho cortado em cubos
1 tomate grande maduro, sem sementes, cortado em cubos pequenos
1 cebola média, cortada em cubinhos
1 pimentão verde pequeno cortado em cubinhos
Leite para hidratar o flocão
15 g ou 1 colher das de sopa de fermento químico em pó
Cebolinha, azeite, sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo
O preparo é iniciado pela hidratação do flocão de milho. Em um recipiente, os flocos de milho deve ser colocado junto com uma quantidade de leite suficiente para hidratá-lo. É utilizada, em média, meia xícara de leite para cada xícara de flocos de milho. Os ingredientes devem ser um pouco misturados e reservados.
Em outro recipiente, são adicionados os ovos, que devem ser misturamos um pouco, com ajuda de um garfo, para que fiquem mais aerados. Após serem batidos por um ou dois minutos, eles devem ser temperados com sal, pimenta do reino, um fio de azeite (aproximadamente 1 colher de sopa) e, em seguida, são acrescentados os vegetais: o tomate, a cebola, o pimentão, a cebolinha. A carne de sol e o queijo coalho entram logo em seguida na mistura.
Todos os ingredientes devem ser homogeneizados com uma colher. Na sequência, eles são despejados e misturados com o flocão de milho já hidratado. Por último, é acrescentado o fermento químico em pó. A massa é misturada e, nesse momento, é possível ajustar sal e pimenta, se necessário.
A próxima etapa é levar a mistura ao fogo. Em uma frigideira espaçosa, é colocado um fio de azeite (ainda com a chama desligada), e acrescentada a massa. Na sequência, é hora de ligar chama do fogão em fogo baixo. A frigideira é tampada e o prato deve cozinhar até que a parte de baixo comece a ficar dourada.
Quando perceber que a borda está ficando levemente dourada e a superfície começa a ficar firme, é hora de virar a massa. A frigideira é tirada do fogo, um prato deve ser colocado por cima e a massa deve ser virada no prato. Depois, ela é colocada de volta na frigideira, com a parte dourada voltada para cima, para garantir que ela fique dourada dos dois lados. A frigideira é tampada novamente e a massa é deixada cozinhar mais um pouco, ainda com o fogo baixo, até que fique dourada também do outro lado.
No preparo, foi usada uma frigideira de 22 cm de diâmetro. A receita foi o suficiente para fazer duas unidades.
Veja os vídeos mais assistidos no g1 RN
Adicionar aos favoritos o Link permanente.