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Projeto foi elaborado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos alunos, com o objetivo de trazer a prática para a sala de aula, sob orientação dos professores responsáveis. Quatro alunos da Etec ‘Darcy Pereira de Moraes’, em Itapetininga (SP), desenvolveram experimento de física
Ari Teixeira/Arquivo pessoal
Quatro alunos de uma escola em Itapetininga (SP) desenvolveram um kit eletrônico que torna os experimentos de física mais práticos em sala de aula. O dispositivo permite a criação e manipulação de um medidor de tempo, auxiliando no aprendizado de forma dinâmica e acessível.
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O projeto foi desenvolvido por Ana Laura Santos Borges, Caio Henrique Dassi Vieira, Gabriel Roberto Pereira e Julia Cardoso Dantas dos Reis como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Etec “Darcy Pereira de Moraes. O objetivo era tirar a física da teoria e levar a experimentação prática para a sala de aula.
Estudantes do ensino médio integrado ao técnico em informática para internet, eles produziram o projeto sob a orientação dos professores Ari Teixeira e Kauê Dalla Vecchia Simó, apresentando-o em novembro de 2024.
Ao g1, Gabriel explicou que o projeto surgiu da necessidade de incluir mais experimentos práticos nas aulas, permitindo que os alunos observem os resultados de forma concreta. Ele destaca que, durante o desenvolvimento, foi interessante buscar conhecimento em outras áreas de estudo.
O agora técnico em TI contou que o cálculo do experimento foi realizado no momento da apresentação, diante dos professores e da banca avaliadora. “Fico orgulhoso da equipe. Eu gostei de fazer por entender como um trabalho em equipe pode resultar em algo tão valioso”, conta.
Alunos da Etec contaram com orientação dos professores para produzir o projeto
Ari Teixeira/Arquivo pessoal
Ele também compartilhou que a parte mais desafiadora do processo foi definir o tema do projeto. A escolha foi feita em sala de aula, quando o grupo percebeu que os alunos se envolviam mais ao visualizar um experimento em ação.
Os sensores infravermelhos conectados ao Arduino Uno permitem a medição precisa do tempo em microssegundos e seus dados são processados e exibidos em tempo real.
Para o orientador e professor Ari Teixeira, esse projeto traz uma solução capaz de contribuir com a educação brasileira. O Keffa já está sendo utilizado nas aulas da Etec e a perspectiva dos estudantes é expandi-lo.
“É gratificante ver o desenvolvimento dos nossos alunos durante o ano letivo resultar em projetos extremamente sofisticados, complexos e de alto nível tecnológico e acadêmico”, diz o professor.
*Colaborou sob supervisão de Carla Monteiro
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