70% dos acidentes de trânsito no MA envolvem motociclistas, aponta Detran


Ações educativas estão sendo realizadas em todo Maranhão, visando à redução de acidentes de trânsito e à segurança de todos. Semana Nacional de Trânsito 2024, na Praça do Pescador, na Avenida Litorânea
Claudia Pontes
Foi realizado na tarde desta quarta-feira (25) o encerramento da Semana Nacional de Trânsito 2024, na Praça do Pescador, na Avenida Litorânea, em São Luís. Durante a campanha, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), alerta que 70% dos acidentes de trânsito envolvem motociclistas.
O encerramento contou com uma blitz educativa com o objetivo de incentivar comportamentos mais seguros no trânsito. Foram entregues materiais educativos, e os educadores abordaram temas cruciais, como a combinação de álcool e direção e a proibição do uso de celular ao volante, além de dar atenção especial aos motociclistas.
Para a coordenadora de Educação para o Trânsito Detran/MA, Rositânia Farias, as ações educativas realizadas nas avenidas de São Luís tiveram um cuidado e uma reponsabilidade de orientar os condutores, principalmente os motociclistas.
“Temos dados que mostram que, este ano, a maior porcentagem de acidentes de trânsito envolve motociclistas. Esse é um dado muito expressivo e é exatamente por isso que procuramos realizar um trabalho diferenciado com os motociclistas, chamando a responsabilidade também deles. Nossas ações educativas estão sendo cuidadosas para conscientizar os motoristas. Uma dessas ações foi um programa realizado há dois anos em que trabalhamos a capacitação de motociclistas, mototaxistas e motofretistas. Também realizamos muitos cursos no interior do estado sobre pilotagem defensiva, onde nosso principal alvo eram os motociclistas, exatamente por conta desse índice tão alto”, disse a coordenadora do Detran.
A Semana Nacional de Trânsito é uma iniciativa que busca sensibilizar a sociedade para a importância de um trânsito mais seguro e responsável.
Claudia Pontes
Outra infração que vem ganhando destaque, é dirigir sem cinto de segurança e usar o celular enquanto se dirige. De acordo com o capitão da PMMA, Rosivaldo Lopes, durante as blitz realizadas no Maranhão, essas duas infrações são as mais cometidas.
“Atualmente estamos operando em várias MAs do estado com o objetivo de conscientizar a população. Observamos muitos condutores sem cinto e usando celular. Estamos tentando coibir essa situação. Em relação aos motociclistas, eles teimam em não utilizar o capacete. Em algumas áreas, estamos conscientizando sobre essa questão”, afirmou Rosivaldo Lopes, capitão da PMMA.
Em todo o estado, as ações educativas foram intensificadas em alusão à Semana Nacional de Trânsito, com diversas atividades focadas na conscientização e promoção de uma conduta responsável nas vias, visando à redução de acidentes de trânsito e à segurança de todos.
Semana de Trânsito
Claudia Pontes/ g1
Adicionar aos favoritos o Link permanente.