
As iniciativas foram propostas pela deputada Verônica Lima (PT). A entrega da maior honraria do Poder Legislativo do Rio de Janeiro ainda não tem data para ser entregue ao autor do livro ‘Ainda Estou Aqui’. Escritor Marcelo Rubens Paiva, filho de Eunice e Rubens Paiva
Jornal Nacional/ Reprodução
Os deputados do estado do Rio de Janeiro aprovaram a entrega da Medalha Tiradentes, a maior honraria do Poder Legislativo Fluminense, ao escritor Marcelo Rubens Paiva. A cerimônia de entrega do prêmio ainda não tem data definida.
A iniciativa partiu da deputada Verônica Lima (PT), que também protocolou um projeto para que o nome do pai de Marcelo, o ex-deputado Rubens Paiva no Livro dos Heróis e Heroínas do Estado do Rio de Janeiro. A trajetória da família Paiva é um dos marcos da história brasileira, simbolizando a resistência contra a Ditadura Militar e a luta por democracia e direitos humanos.
Autor do livro que baseou o filme “Ainda Estou Aqui”, Marcelo acredita que o filme é um símbolo de reconciliação do Brasil ao retratar o desaparecimento de seu pai, Rubens Paiva, na época da ditadura militar, e a luta de sua mãe por décadas.
Marcelo Rubens Paiva fala sobre chances de ‘Ainda Estou Aqui’ no Oscar
‘New York Times’ aposta em vitórias de Fernanda Torres e ‘Ainda Estou Aqui’ no Oscar 2025
“Ainda estou aqui” foi indicado à principal categoria do Oscar 2025, de Melhor Filme. É a primeira vez na história que um filme brasileiro disputa a maior categoria do Oscar. A produção também tem outras duas indicações: Filme Internacional e Melhor Atriz (Fernanda Torres).
A premiação acontece neste domingo (2), com transmissão ao vivo da TV Globo.
Rubens Paiva no livro de heróis do RJ
Além da Medalha Tiradentes para Marcelo, a família Paiva também pode ter mais um reconhecimento da Alerj em breve. Isso porque a deputada Verônica Lima também protocolou um projeto para que o pai de Marcelo, o ex-deputado Rubens Beyrodt Paiva tenha seu nome incluído no Livro dos Heróis e Heroínas do Estado do Rio de Janeiro. A homenagem ainda será votada pelos deputados.
“A história de Rubens Paiva e Marcelo Rubens Paiva é um testemunho da resistência contra a Ditadura Militar e da luta incansável por memória, verdade e justiça. Ao inscrever Marcelo no Livro dos Heróis e Heroínas do Estado e conceder a Medalha Tiradentes a Rubens Paiva, estamos reafirmando nosso compromisso com a democracia e com todas as famílias que sofreram com a repressão”.
“O filme Ainda Estou Aqui reforça essa importância ao trazer essa história para o debate público. A cultura tem um papel essencial na preservação da memória, e essa homenagem é um ato de respeito e reconhecimento àqueles que enfrentaram a violência do regime em defesa da liberdade”, comentou Verônica Lima.
Assista ao trailer de ‘Ainda Estou Aqui’
De acordo com a deputada, a produção dirigida por Walter Salles também impulsiona a economia criativa e a visibilidade do Brasil no cenário internacional.
“O cinema tem o poder de sensibilizar e educar, trazendo para o presente, histórias que não podem ser esquecidas. ‘Ainda Estou Aqui’ é mais do que um filme; é uma denúncia e um tributo à resistência. Valorizar essa produção também é valorizar nossa cultura e nossa democracia”, destacou a deputada.