Tempo ruim e as roupas não secam: saiba o que fazer


Alguns equipamentos e estratégias em casa podem ajudar na organização com as roupas durante o inverno. Que a missão de lavar e secar roupas é mais difícil no inverno todo mundo sabe. Mas, a gangorra climática dessa estação em 2024 trouxe um pouco mais de dificuldade à organização doméstica com a tarefa semanal de lavar, secar e guardar roupas.
Isso porque além de ser uma atividade que depende da nossa disponibilidade de tempo e da necessidade que temos de uso das peças, o combo lavar+secar+guardar depende também das condições climáticas. Se em uma semana estamos com a temperatura próxima aos 30 graus, na seguinte, por vezes, estamos com temperaturas abaixo de 10 graus.
Assim, se, porventura, escolhemos (ou só conseguimos) lavar roupa em dias chuvosos e as peças demoram a secar, muitas vezes, quando finalmente podemos tirar as peças do varal, elas já estão com mal cheiro devido à demora na secagem. Em outros casos, mesmo com a presença do sol, algumas peças precisam ser estendidas na sombra para evitar que desbotem, como é o caso de peças pretas e escuras. E, então, as temperaturas baixas ou a umidade do ar desaceleram esse processo.
Dionete Moccelin tem 56 anos e é mãe de três filhos. Hoje, são adultos e já não moram mais com ela. Mesmo assim, ela lembra dos desafios que enfrentava para ter sempre roupas limpas para os três pequenos. “Crianças sujam mais peças e, por isso, a gente acaba precisando lavar mais vezes por semana para não ficar sem. Com tempo bom, fica mais fácil. Mas, no inverno, é preciso dar um jeito”, afirma.
Desse período, ela lembra bem de um costume antigo, ensinados por seus pais e tios: o velho truque de secar roupa atrás da geladeira. “Nos salvou muitas vezes porque há alguns anos atrás não tínhamos outros recursos”, relembra.
Mas essa prática – que não é recomendada por especialistas pelo risco de choque e aumento na conta de luz – não foi necessária por muito tempo. Os avanços do setor de eletrodomésticos para essa atividade doméstica mudaram os desafios e a rotina desse serviço.
Logo a Dionete trouxe para sua rotina uma centrífuga que a auxiliava muito nesse desafio da secagem das peças. Um tempo depois, a máquina tradicional antiga também foi substituída por uma máquina automática. “Agora é muito mais tranquilo para me organizar com isso”, avalia.

Divulgação – Sarah Chai/Pexels
ALÉM DO PRODUTO, OUTRAS DICAS PODEM AJUDAR
A filha da Dionete, Nádia Moccelin, que hoje mora em apartamento, já incorporou uma lava e seca para sua rotina. Segundo ela, o espaço reduzido, com pouca exposição ao sol, são alguns fatores que a levaram a essa troca.
Mas, mesmo com bons produtos em mãos, mãe e filha apontam algumas dicas que ajudam nesse desafio de todos que possuem rotina cheia e tempo curto para essa atividade doméstica:
1) Evitar o acúmulo de peças em quantidades muito grande pode ser uma boa opção: se há pouco espaço ou um curto período de exposição ao sol para secagem, criar rodízios menores de lavagem é uma saída para não ficar na mão com as peças que precisa;
2) Lavar as roupas cedinho do dia para aproveitar ao máximo o tempo de maior alta diária das temperaturas sempre ajuda;
3) A previsão do tempo é uma ótima aliada para esse desafio, mesmo para aqueles que acabam por estender as roupas em locais cobertos. Dias mais secos e com presença solar, mesmo que indiretas nas roupas, fazem muita diferença nesse processo doméstico.
Para todos as realidades, preferências e fases, a MM tem a opção certa de produtos para essa missão doméstica que todo lar tem: a lavagem de roupas. Seja para aqueles que preferem as máquinas tradicionais combinadas com centrífugas; aqueles que já gostam mais das máquinas automáticas; os que desejam tudo em um equipamento só com as máquinas que lavam e secam; ou os que ainda gostam mais da secadora. A opção de sua preferência e certa para sua necessidade atual está na MM. Já conferiu o site ou foi até uma loja física perto de você?

Adicionar aos favoritos o Link permanente.