Manaus avança na disputa para integrar a Rede de Cidades Criativas da Unesco na Gastronomia


Capital amazonense concorreu com mais de 20 cidades e agora avança para a fase internacional em busca do reconhecimento da Unesco. Culinária Manaus
Foto: Frederico Rios/New York Times
Manaus foi escolhida pelo Governo Federal como uma das representantes do Brasil na disputa por uma vaga na Rede de Cidades Criativas da Unesco, na categoria Gastronomia. A capital amazonense concorreu com mais de 20 cidades e agora avança para a fase internacional do processo seletivo para obter o Selo.
Criada em 2004, a Rede de Cidades Criativas da Unesco promove a cooperação entre municípios que veem a criatividade como um pilar estratégico para o desenvolvimento sustentável.
A candidatura de Manaus, que contou com apoio técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM), coloca a cidade no cenário global da criatividade, valorizando sua cultura e seu potencial econômico na economia criativa.
“Nossa culinária amazônica, com seus insumos nativos e sabores autênticos, é um dos grandes destaques desse cenário, combinando tradição e inovação para encantar paladares no Brasil e no mundo”, destaca a superintendente do Sebrae Amazonas, Ananda Carvalho.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Débora Sales, gestora do projeto que ofereceu suporte técnico e informações estratégicas para a candidatura pelo Sebrae Amazonas, afirma que chegar a essa fase representa um grande avanço e reforça a gastronomia como patrimônio cultural e econômico.
“Nossa gastronomia vai além dos pratos: é um elemento cultural que nos conecta com o mundo. Essa busca pelo título vai muito além de um selo. Ela evidencia que Manaus tem uma vocação gastronômica natural e que podemos ser referência, seja pelos frutos nativos e únicos, pelo nosso Mercado ou pelos festivais que celebram o sabor e a criatividade”, pontua.
A candidatura
O lançamento oficial da candidatura de Manaus ocorreu no dia 29 de janeiro, no Complexo Boothline, no centro histórico da cidade. O evento contou com a presença do prefeito David Almeida e da diretora técnica do Sebrae Amazonas, Lamisse Cavalcanti.
Organizado pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), o evento também reuniu representantes da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e renomados chefs da cidade.
Atualmente, 12 cidades brasileiras fazem parte da Rede de Cidades Criativas da Unesco: Belém (PA), Florianópolis (SC), Paraty (RJ) e Belo Horizonte (MG), na categoria Gastronomia; Brasília (DF), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE), em Design; Salvador (BA) e Recife (PE), na área de Música; Santos (SP), no Cinema; João Pessoa (PB), em Artes Populares, e Campina Grande (PB), em Artes Midiáticas.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.