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Obra no litoral de São Paulo gira deve custar aproximadamente R$ 6 bilhões. Primeiro projeto foi divulgado em 1927. Canal de navegação do Porto de Santos
Autoridade Portuária de Santos
Após quase 100 anos de promessas e expectativas dos moradores do litoral de São Paulo, o túnel submerso que ligará Santos e Guarujá finalmente sairá do papel. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visita a região nesta quinta-feira (27) para lançar o edital da obra, que tem investimento estimado em R$ 6 bilhões. O g1 montou uma linha do tempo do projeto, que teve os primeiros registros em 1927.
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A discussão começou no mandato de Júlio Prestes como então presidente do Estado de São Paulo, em 1927. Em 23 de janeiro daquele ano, o Jornal A Tribuna publicou uma reportagem sobre o primeiro projeto da construção de um túnel ligando as cidades. O plano foi apresentado pelo engenheiro Enéas Marini, que elaborou uma conexão submersa entre os municípios.
A estrutura partiria do antigo Mercado do Paquetá, em Santos, até a estação de barcas de Guarujá. Um percurso de 900 metros de extensão e que poderia ser feito, de acordo com o projetista, em 40 segundos, de automóvel.
Projeto foi publicado na primeira página do jornal santista A Tribuna, no 23 de janeiro de 1927
Novo Milénio
Ligação por ponte
Na década de 40, o engenheiro civil e arquiteto Francisco Prestes Maia elaborou o Plano Regional de Santos, que virou um livro, dividido em capítulos, sendo que o oitavo tratava, especificamente, da ponte que ligaria as ilhas de São Vicente e Santo Amaro.
A ideia do engenheiro era a construção de uma ponte levadiça, nos moldes da Tower Bridge, em Londres, na Inglaterra.
Ilustração motra o Plano Regional de Santos, elaborado por Prestes Maia
Reprodução
A ponte estaiada e a maquete
Em março de 2010, o então governador José Serra (PSDB) anunciou o projeto da ponte estaiada que ligaria as cidades. Tratava-se de uma ideia de um complexo de 4,6 km, sendo que 1 km de ponte beneficiaria aproximadamente um milhão de pessoas em Santos, São Vicente e Guarujá.
Com a presença dos prefeitos então João Paulo Tavares Papa e Maria Antonieta de Brito, de Santos e Guarujá, e de outros políticos, Serra apresentou uma maquete da ponte. O projeto, porém, foi abandonado um ano depois.
Túnel de Alckmin
Em 2013, três anos após Serra apresentar a maquete da ponte estaiada, o então governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou a entrega do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (EIA/Rima) para a construção do túnel submerso que ligaria Santos a Guarujá.
As obras, que seriam concluídas em 36 meses, precisariam começar no primeiro semestre de 2015. Sendo assim, a previsão de entrega era 2018. O projeto enfrentou problemas financeiros e também não seguiu adiante.
Gestão de Bolsonaro
Em 2020, durante a gestão do então presidente Jair Bolsonaro (PL), o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, posicionou-se contra o atual projeto de construção da Ponte Santos-Guarujá. Na ocasião, ele disse que o Governo do Estado reformulava o projeto para atender às questões portuárias.
“A priori, ponte não combina com o porto. E não combina mesmo. Eu não posso querer uma ponte que prejudique as manobras, que esteja localizada em uma área de evolução, isso não condiz com o maior porto do hemisfério sul. A gente tem que ter um cuidado com o Porto, que é um patrimônio que nós temos”, disse o ministro em entrevista à época ao Jornal A Tribuna.
Tarcísio e Lula
Em fevereiro deste ano, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), confirmou que o estado assumiu o edital da obra e garantiu a conclusão do projeto.
“Não vai esperar mais 100 anos. Essa espera vai acabar agora. Nós estivemos em Brasília na semana passada, fazendo o entendimento com o Presidente da República, a quem eu agradeço. Colocamos os argumentos [do] por que a gente operacionalizando o edital por aqui sairia mais rápido”, explicou Tarcísio.
Em entrevista exclusiva ao g1 e durante visita ao cais santista, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou a parceria com o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) para a execução das obras.
Inserida no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a obra é estimada em aproximadamente R$ 5,8 bilhões e será custeada com recursos dos orçamentos da União e do estado de São Paulo. Cada ente arcará com 50% do valor previsto.
Como será a ligação seca?
Projeto de túnel que ligará Santos a Guarujá
Reprodução/Vou de Túnel
O túnel submerso terá 860 metros de extensão. Ele chegará à região em blocos pré-moldados que serão acomodados em uma área escavada no canal do estuário. O trabalho precisa ser feito para manter o calado do porto e não prejudicar a navegabilidade.
O tempo estimado para a travessia de veículos pelo túnel submerso será de pouco mais de um minuto e meio. A previsão é que aproximadamente 150 mil passem pelo local diariamente.
Entenda o projeto do túnel Santos-Guarujá que Lula garantiu que sairá do papel após quase 100 anos
Entenda o túnel submerso que vai ligar Santos a Guarujá
g1
Anúncio do edital
Governador anuncia data de edital do túnel entre Santos e Guarujá ao som de CBJr.
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