Bombeiros e militares do Exército paraguaio se uniram no combate às chamas. O fogo atinge o Chaco Paraguaio. Os ventos fortes e a temperatura de até 40° dificultam o trabalho. Cidades de Mato Grosso do Sul sofrem com fumaça dos incêndios no Pantanal
Reprodução/TV Globo
A fumaça dos incêndios de várias regiões do Brasil e de países vizinhos atingiu cidades de Mato Grosso do Sul.
Bombeiros e militares do Exército paraguaio se uniram no combate às chamas. O fogo atinge o Chaco Paraguaio – bioma parecido com o Pantanal. Os ventos fortes e a temperatura de até 40° dificultam o trabalho. A capital Assunção ficou acinzentada.
Incêndios no Paraguai
Reprodução/TV Globo
A fumaça chegou à região da fronteira com o Brasil, que já sofre com os incêndios da Amazônia e do Pantanal brasileiro. Em Ponta Porã, o céu ficou amarelado nesta quarta-feira (11).
Em Ponta Porã, o céu ficou amarelado nesta quarta-feira (11)
Reprodução/TV Globo
A situação é mais preocupante na fronteira do Brasil com a Bolívia. O país vizinho decretou emergência por causa dos incêndios. O Ibama enviou brigadistas para combater o fogo que ameaça chegar no território brasileiro.
Brigadistas do Ibama atuam contra incêndios na fronteira com a Bolívia
Reprodução/TV Globo
Os incêndios na Bolívia põe em risco a Serra do Amolar e os indígenas do povo Guató, que vivem em Mato Grosso do Sul. Os brigadistas têm passado o dia na Bolívia e retornam para o Brasil no começo da noite. O deslocamento é um desafio.
“O rio está muito baixo, bem seco, está debilitando muito a nossa chegada no incêndio”, afirma o brigadista, Luiz Fernando de Araújo.
Não há previsão para o trabalho terminar.
“Levantar cedo, arrumar equipamento e seguir para linha de frente do fogo com motosserra, motobomba, gorgui, enxada e tentar apagar, conter”, diz outro brigadista.
Brigadistas do Ibama atuam contra incêndios na fronteira com a Bolívia
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
Incêndio no Paraguai se espalha pelo Pantanal e fogo faz céu ficar vermelho em cidade na fronteira; veja vídeo
Nova frente fria promete trazer alívio ao calor de Mato Grosso do Sul