O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é Patrimônio Natural da Humanidade, título concedido pela Unesco por causa da fauna e da flora que existem lá. Ambientalistas sobrevoam área atingida pelo fogo na Chapada dos Veadeiros
Reprodução/TV Globo
Ambientalistas do ICMBio e do Prevfogo sobrevoaram as áreas queimadas no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.
Do alto, dá para ver a dimensão do estrago.
“Dá para ver só as matas ciliares. Alguns pontos não foram atingidos. Não sobrou nada”, diz Nayara Stacheski, chefe do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.
Em seis dias, as chamas consumiram 9 mil dos 240 mil hectares de vegetação dentro da unidade. Um levantamento vai ser feito para mostrar quais animais não conseguiram sobreviver. Já para a vegetação, a espera será longa.
Ambientalistas sobrevoam área atingida pelo fogo na Chapada dos Veadeiros
Reprodução/TV Globo
Olhando, parece até que estamos em outro planeta. Tudo virou cinzas. Mas os brigadistas precisam continuar em alerta porque em alguns pontos o fogo pode se propagar debaixo do chão. E tem um outro problema ainda: não há previsão de chuva para os próximos dias.
Apesar da capacidade de se recuperar, o Cerrado precisa de tempo, e nem sempre tudo que é destruído pelo fogo nasce de novo. Uma área que não foi atingida pelo incêndio em 2024, mas isso aconteceu em anos anteriores, e as marcas estão nos galhos e troncos.
Ambientalistas sobrevoam área atingida pelo fogo na Chapada dos Veadeiros
Reprodução/TV Globo
Nesta quarta-feira (11), um foco novo foi registrado em uma área no entorno do parque.
“É a ação humana que leva o fogo. Então, nosso trabalho nesse momento é de acompanhar. A gente faz um monitoramento, inclusive com imagens de satélite. O importante é que a gente evite o fogo no Cerrado, porque isso traz um prejuízo para a natureza, traz prejuízo econômico e também para a saúde humana”, afirma Mauro Oliveira Pires, presidente do ICMBio.
Ambientalistas sobrevoam área atingida pelo fogo na Chapada dos Veadeiros
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
Incêndio em parque da Chapada dos Veadeiros é controlado; fotos mostram destruição
Aviões, helicóptero e mais de 60 brigadistas: veja como será o quinto dia de combate ao incêndio na Chapada dos Veadeiros