É possível ter energia solar morando em condomínios?


Você não precisa investir em placas solares ou outras formas de instalação para ter energia limpa em sua residência localizada em condomínio. Conforme apontou o Censo Demográfico 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente, 12,5% da população brasileira mora em condomínios. A porcentagem corresponde a mais de 68 milhões de pessoas que dividem os espaços físicos com outros moradores. Entre os dois últimos censos, o número de habitantes em condomínios cresce significativamente.
A vida em condomínio traz muitas vantagens, que incluem o rateamento de despesas, a segurança e o conforto de espaços planejados e de convivência entre os indivíduos. Ao mesmo tempo, como os espaços e investimentos são compartilhados, nem sempre há unanimidade nas escolhas e melhorias desses locais.
O uso de recursos mais sustentáveis, por exemplo, pode causar confrontos, principalmente pelo alto custo de instalação ou adaptação. E como, mesmo morando nestes espaços, alguém pode contribuir para um mundo mais sustentável e economizar na conta de luz?
A Cogecom é a maneira mais assertiva para quem mora em condomínios, principalmente porque ao fazer parte da cooperativa, o morador e futuro cooperado não precisa fazer nenhuma instalação, muito menos necessita da aprovação dos demais condôminos para usufruir dos benefícios e vantagens do uso de energia limpa.
Cogecom: sem burocracia para economizar na sua conta de luz
A Cogecom é uma cooperativa de energia que oferece a opção de economizar na conta de luz mesmo para quem mora em condomínios que não contam com instalações para captação de energia. A escolha de ter dedução no valor da conta de luz é individual e por adesão. Dessa maneira, o condomínio e os condôminos podem investir em outras prioridades dentro do espaço em comum.
Além disso, a Cogecom oferece energia limpa através de créditos de energia compartilhada diretamente para seus cooperados sem precisar instalar equipamentos no apartamento ou casa. Ou seja, não causa transtornos nem discussões entre os moradores, muito menos retira espaços importantes das áreas de convivência.
Como em condomínios as regras são pré-estabelecidas para evitar conflitos, nenhuma regra será infringida pelos cooperados Cogecom, afinal de contas, não há nenhuma alteração na infraestrutura do imóvel ou de áreas do condomínio.
Benefícios que vão além da redução da conta de luz
A economia na conta de luz é apenas um dos benefícios que o cooperado tem ao contratar a Cogecom. Para além desse fator decisivo, é importante ressaltar que o processo de transformação proporcionado pela cooperativa passa pela contribuição à redução de emissão de gases na atmosfera, os mesmos que contribuem para o efeito estufa; pelo incentivo à permanência de agricultores no campo, pois possibilita a consolidação de uma fonte extra de renda aos pequenos produtores que investem na instalação de mini usinas; pela redução nos valores da conta de luz ao gerar mais demanda de créditos energéticos, etc.
Todas essas vantagens consolidadas de maneira prática e acessível, em uma atitude que pode contagiar mais pessoas do condomínio e se transformar em uma prática de todos que habitam o espaço. A Cogecom torna a sustentabilidade mais fácil e prática, e ainda é facilitada de tal modo que qualquer pessoa pode ser um cooperado.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.