
Mês de dezembro tende a ter alta demanda e baixo estoque de sangue no Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap). Hemoap convoca doadores para abastecer estoque durante fim de ano
Maksuel Martins/Secom
Por conta das férias de fim de ano, o mês de dezembro tende a ter um baixo estoque de bolsas de sangue que são primordiais para abastecer os hospitais do estado. Devido a alta demanda no mês, o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) convoca doadores para abastecer o estoque.
As doações podem ser realizadas das 7h30 às 12h30 no Hemoap, localizado na avenida Raimundo Álvares da Costa, no centro de Macapá.
Quem pode doar?
Quem apresenta boas condições de saúde;
Pesar acima de 50 kg;
Possui entre 16 e 69 anos;
Não ter apresentado sinais ou sintomas gripais nos últimos 14 dias e não ter testado positivo para Covid-19 nos últimos 10 dias;
Apresentar documento oficial com foto;
Os menores de 18 anos necessitam de autorização dos responsáveis, que pode ser solicitado pelo número (96) 8414-1779;
Os intervalos para doação são de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres.
Hemoap convoca doadores para o mês de dezembro no Amapá
O diretor-presidente do Hemoap, Eldren Lage, disse que há uma variação no número de doadores, de 60 a 70 por dia. A quantia apresenta uma redução significativa no período de férias.
“Temos alguns períodos do ano que são críticos, e isso acontece em todo o Brasil nos meses de férias, como dezembro, julho, janeiro e o carnaval. A população viaja e acaba tendo outras prioridades, mas são épocas em que mais precisamos abastecer os hemocentros. Por isso, é necessário estimular e reforçar a sociedade sobre ser um doador voluntário”, disse.
O centro possui 213.772 doadores cadastrados. Do quantitativo, apenas 156.371 doaram este ano e 111.300 repetiram o processo, conforme divulgado pelo Governo do Amapá.
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá: