Na pesquisa anterior, maioria havia afirmado que poderia mudar escolha do candidato a assumir prefeitura. Cabine de votação
Érico Andrade/g1
Pesquisa da Quaest divulgada na quarta-feira (18) sobre as intenções de voto para Prefeitura de Ribeirão Preto (SP) mostrou que 53% dos eleitores já definiram em qual candidato votar, enquanto 47% disseram que ainda podem mudar a escolha.
Encomendada pelo Grupo EP, a pesquisa entrevistou 852 pessoas de 16 anos ou mais entre os dias 15 e 17 de setembro. Ela foi registrada junto à Justiça Eleitoral e protocolada sob o protocolo SP-07293/2024.
No levantamento anterior, de agosto deste ano, a maioria havia afirmado que ainda poderia mudar escolha do candidato a assumir a prefeitura. Agora, houve uma inversão. Veja o gráfico abaixo:
QUAEST RIBEIRÃO – VEJA TAMBÉM:
RECORTES: Veja intenções de voto por sexo, renda, religião, escolaridade e faixa etária
2º TURNO: Ricardo Silva ganharia de Roque, André Trindade e Marco Aurelio; veja cenários
REJEIÇÃO: Ricardo Silva tem 22%, André Trindade, 20%, e Roque, 17%
MÍDIA: Como os eleitores que se informam pelas redes sociais dizem que vão votar
ATUAL PREFEITO: 31% dos ribeirão-pretanos avaliam gestão Duarte Nogueira como positiva; 29%, como negativa
DIVULGAÇÃO: 67% dos eleitores dizem ter visto propaganda política nas ruas
INTERESSE: 44% dos eleitores se dizem ‘pouco interessados’ nas eleições, mas 75% garantem que vão votar
O que é mais importante em um prefeito?
O levantamento também perguntou o que é mais importante na hora de decidir o voto para prefeito. Assim como na pesquisa anterior, ser honesto foi apontado como a principal característica, desta vez para 40% dos entrevistados.
Possuir experiência com histórico de bom gestor (23%) e compartilhar as mesmas opiniões (11%) aparecem na sequência. Veja a evolução:
Voto para vereador
Já quando o assunto é a escolha para vereador, o cenário ainda é de indecisão. De acordo com a pesquisa mais recente, 69% dos eleitores disseram que não escolheram seu candidato(a). Esse número estava em 74% no levantamento anterior.
Sobre o que é mais importante na hora de decidir o voto para vereador, 23% apontaram a experiência do candidato.
Ser representativo na região aparece com 19%, seguido por candidatos que compartilham as mesmas opiniões que o eleitor (11%) e que são novos na política (10%). Confira os dados:
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto e região