Alex Barufa Rodrigues, que era ligado ao gabinete do ex-vereador Marcelo Correia, sobreviveu ao atentado. Ele levou diversos tiros, inclusive na região da cabeça. Agora, Marcelo Correia, ex-vereador de São Vicente, foi executado a tiros dentro de uma padaria. Ex-vereador Marcelo Correia e ex-assessor dele, Alex Barufa Rodrigues em foto de 2013, à direita
LG Rodrigues/g1 e Redes sociais
Marcelo Correia, ex-vereador de São Vicente, no litoral de São Paulo, foi executado a tiros dentro de uma padaria nesta terça-feira (17). Há mais de 10 anos, em julho de 2014, o então assessor do parlamentar também sofreu um atentado na mesma cidade. Alex Barufa Rodrigues foi alvejado por, no mínimo seis tiros, mas sobreviveu.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp
O crime contra Marcelo Correia aconteceu, por volta das 17h de terça-feira, na Rua Dona Libânia de Lima Croock, na Vila Margarida. Um vídeo de câmera de monitoramento da padaria mostra que ele foi atingido por mais de 10 disparos (assista abaixo).
Já o atentado contra Alex Barufa Rodrigues, ex-assessor de Correia, aconteceu em 1 de julho de 2014. Segundo o boletim de ocorrência registrado na época, testemunhas relataram à PM que um homem desembarcou de um carro preto com vidros filmados e começou a disparar contra Alex, que tinha 32 anos na época. A vítima caiu no chão, mas o agressor ainda atirou mais uma vez, na região da cabeça.
Alex foi atacado enquanto estava em frente a um imóvel em reformas, onde abriria um supermercado, no cruzamento das Ruas Mascarenha de Moraes e Montese, na Vila Margarida. As testemunhas contaram à PM que estavam de costas para a rua, analisando a fachada da loja, quando o atirador apareceu. Todas elas saíram correndo e, após o crime, o autor fugiu.
Na ocasião, Alex foi socorrido por uma das testemunhas ao Hospital Municipal de São Vicente, onde ficou internado em estado grave. Depois, foi transferido para uma unidade de saúde em Santos (SP).
Polícia investiga execução de ex-vereador de São Vicente
‘Onda de violência lamentável’, disse Correia, na época
Na época do crime contra Alex, em entrevista ao jornal A Tribuna, Marcelo Correia comentou sobre o crime contra o seu assessor. “Só tenho a dizer que essa onda de violência é lamentável”, disse. Ele ainda revelou que a vítima atuava em sua assessoria desde o início do mandato.
O caso foi encaminhado para investigação no 2º DP de São Vicente como tentativa de homicídio com autoria desconhecida.
O g1 entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) para mais detalhes, mas a pasta disse não ter localizado a ocorrência até a última atualização desta reportagem. A equipe também tentou contato com Alex e com um advogado que o representa atualmente, mas não obteve retorno.
‘Marcelo talarico’
Grito de ‘Marcelo talarico’ antecedeu disparos em execução de ex-vereador
A Polícia Civil investiga a morte de Marcelo Correia, que ocorreu nesta terça-feira (17), na Vila Margarida. Até a última atualização da reportagem, ninguém havia sido preso.
Segundo a Prefeitura de São Vicente, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e constatou a morte do ex-vereador na padaria onde aconteceram os disparos.
Ex-vereador de São Vicente é executado em padaria
Reprodução
No vídeo, o ex-vereador aparece vestindo uma camiseta azul e apoiado no balcão. Um homem grita “Marcelo talarico”. O som é captado pela câmera de monitoramento segundos antes dos disparos (escute no vídeo). Em seguida, os clientes correram para fora do estabelecimento e o político caiu no chão. A morte é investigada pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Praia Grande.
O termo talarico é utilizado para fazer referência ao homem que se envolve fisicamente ou emocionalmente (de forma imprópria) com a mulher de um dos seus amigos.
Marcelo Correia, ex-vereador de São Vicente (SP), é executado em padaria na cidade
Reprodução e LG Rodrigues/g1
Política
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Marcelo Correia começou a carreira na política em 2008, quando se candidatou e foi eleito ao cargo de vereador em São Vicente (SP) pelo Partido Progressistas (PP). Dois anos depois, o político se candidatou a deputado federal pelo mesmo partido, ficando como suplente.
Em 2012, Marcelo Correia foi novamente eleito vereador de São Vicente, agora pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).
Ele se candidatou novamente em 2016, desta vez pelo partido Partido Ecológico Nacional (PEN), mas não foi eleito.
Marcelo Correia, ex-vereador de São Vicente é executado em padaria
Matheus Croce/TV Tribuna, Redes sociais e Arquivo Pessoal
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos