Veja o resumo das principais notícias divulgadas pelo g1 Maranhão na semana de 8 a 14 de setembro. Confira o resumo de algumas das principais notícias divulgadas pelo g1 Maranhão na semana de 15 a 21 de setembro.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
Domingo (15)
Peixes aparecem mortos na orla da Grande São Luís
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra que, neste fim de semana, milhares de sardinhas apareceram mortas na faixa de areia da praia do Aracagi, em São José de Ribamar, na Região Metropolitana de São Luís.
Nas imagens, um homem faz o registro dos peixes mortos, que foram levados para a faixa de areia pela água do mar (veja o vídeo acima).
Esta não é a primeira vez que a mortandade de sardinhas é registrada na orla maranhense este ano. No mês de julho, milhares de sardinhas apareceram mortas, repentinamente, em praias de São José de Ribamar e no cais do Porto de Raposa, na Região Metropolitana de São Luís.
Milhares de sardinhas aparecem mortas na faixa de areia da praia do Aracagi.
Reprodução
Ainda não há informações sobre as causas da morte das sardinhas registradas neste fim de semana. Por meio de nota, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) informa que tomou conhecimento da mortandade dos peixes na Praia do Araçagi, por meio de vídeos e que a Secretaria enviará uma equipe multidisciplinar para apurar o ocorrido e suas causas.
O trecho onde os peixes foram achados mortos está próprio para banho, segundo o último laudo de balneabilidade divulgado pela Sema, no dia 9 de setembro.
De acordo com a Sema, o monitoramento dessa área e de mais 21 trechos de praias ao longo da orla da Grande São Luís foi realizado no período de 13 de agosto a 9 de setembro.
O laudo aponta que, das 22 áreas de praias analisadas, apenas dois trechos da Praia de São Marcos, em São Luís, não estão apropriados para banho, são eles: o trecho em frente ao prédio verde com o Heliporto e o que fica em frente à Banca de Jornal da Praça de alimentação da Litorânea.
Segunda-feira (16)
Central de Flagrantes em Timon (MA)
Divulgação/Polícia Civil
Na última sexta-feira (13), um homem, identificado como Gilmar Soares Silva, se apresentou espontaneamente na delegacia e pediu para ser preso, em Timon, na Região Leste do Maranhão.
Segundo a Polícia Civil, Gilmar, de 34 anos, alegou que estaria ‘mais seguro’ na prisão, pois estava sofrendo ameaças de morte.
Para ser preso, Gilmar informou que a Justiça havia expedido um mandado de prisão contra ele, o que foi confirmado na delegacia. Nos registros, consta um mandado de prisão preventiva em processo que o investiga por ‘vias de fato’ e ameaças.
Após ser preso, Gilmar foi conduzido à Central de Flagrantes de Timon e, posteriormente, para audiência de custódia.
Mulher morre após ter mais de 80% do corpo incendiado no MA
Reprodução/TV Mirante
Maria Isabel Costa e Silva, de 51 anos, morreu, na última sexta-feira (13), após ter o corpo incendiado. O caso aconteceu na terça (10), na cidade de Caxias, a 365 km de São Luís. De acordo com a polícia, o marido de Maria Isabel, que foi preso em flagrante, é o principal suspeito de executar o crime.
Maria Isabel teve mais de 80% do corpo comprometido em decorrência das chamas. Ela foi encontrada dentro de casa pelos vizinhos, que pediram ajuda e a levaram para um hospital na cidade para receber atendimentos de urgência.
A vítima seria transferida, na sexta-feira, de helicóptero para São Luís para receber tratamento, porém, minutos após embarcar na aeronave, ela não resistiu às queimaduras e morreu. Maria foi enterrada nesse fim de semana.
O suspeito foi preso no mesmo dia em que Maria Isabel sofreu a violência. Segundo a polícia, ele vai responder pelo crime dentro da Lei Maria da Penha.
Terça-feira (17)
Mulher é morta a golpes de faca em Paulo Ramos
Reprodução
Uma mulher, identificada como Dayane Leão dos Santos Sousa, de 35 anos, foi assassinada a golpes de faca na madrugada desta terça-feira (17), na cidade de Paulo Ramos, a 317 km de São Luís.
De acordo com a Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), a suspeita é que Dayane tenha sido vítima do ex-companheiro, identificado como José Gomes de Menezes Neto, de 36 anos. Ele foi preso em flagrante pelo crime de feminicídio.
Segundo informações policiais, após o crime, o suspeito fugiu para uma casa onde mora na cidade de Vitorino Freire, a 17 km de Paulo Ramos. No local, ele foi encontrado lesionado na região do abdômen, em uma tentativa de suicídio.
José Gomes foi conduzido para o Hospital Regional Laura Vasconcelos, em Bacabal, onde se encontra internado e sob custódia da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).
Influenciadora digital é alvo de busca e apreensão em São Luís; ela é suspeita de divulgar e promover o “Jogo do Tigrinho”
Divulgação/Redes sociais
A influenciadora digital Laissa Albino foi alvo de um mandado de busca e apreensão em uma operação da Polícia Civil do Maranhão, por meio da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), que investiga o envolvimento da influencer em jogos de azar, especificamente pela divulgação e promoção do “Jogo do Tigrinho”.
Segundo a Polícia Civil, Laissa é suspeita de utilizar seu perfil no Instagram, onde acumula cerca de 40 mil seguidores e ostenta uma vida de luxo, para incentivar a prática da contravenção penal de jogos de azar. Além disso, a jovem é suspeita de integrar uma associação criminosa, que estaria praticando crimes contra o consumidor.
O mandado de busca foi cumprido na residência da influenciadora, localizada na Vila Riod, região da Cidade Operária, em São Luís. No local, foram apreendidos aparelhos celulares e tablets, que devem auxiliar nas investigações.
Influenciadora digital é alvo de busca e apreensão em São Luís; ela é suspeita de divulgar e promover o “Jogo do Tigrinho”
Reprodução/Redes sociais
Também foi encontrada na casa da investigada uma pequena porção de maconha. O namorado de Laissa, que possui antecedentes criminais por tráfico de drogas, assumiu a posse da substância.
De acordo com o delegado Pedrão Adão, que conduziu a ação, as investigações apontam que a influenciadora teria usado contas de terceiros para ocultar a origem de valores obtidos por meio das atividades ilegais, o que pode configurar o crime de lavagem de dinheiro.
Ainda durante a ação, a influenciadora digital foi notificada da proibição de acessar seu perfil no Instagram ou de criar outras contas na rede social. As investigações continuarão para identificar outros possíveis integrantes da suposta associação criminosa.
O g1 ainda não conseguiu contato com a influenciadora nem com a defesa dela.
Quarta-feira (18)
Polícia Militar de Grajaú, no MA, faz aniversário para criança com Progeria
O pequeno Kaven Carvalho, de 6 anos morador da cidade de Grajaú a 562 km de São Luís, realizou um sonho na noite dessa segunda-feira (16), ao ganhar a presença de policiais militares durante sua festa de aniversário, que teve como tema a Polícia Militar. A festa foi realizada no prédio do 37º Batalhão da Polícia Militar e contou com bolo, salgados, balões e diversos presentes.
O pequeno Kaven Pinheiro, de 6 anos, comemorando seu aniversário com os policiais
Divulgação/ PC-MA
Keven, que tem síndrome de Progeria, uma condição rara que provoca envelhecimento precoce. Desde muito jovem, Keven demonstrou um carinho especial pelas forças policiais e frequentemente expressava o desejo de ter a presença dos policiais em seu aniversário.
Além disso, a festinha teve direito a um passeio especial. Keven teve a oportunidade de andar em uma viatura da Polícia Militar, encerrando a festa com um momento que certamente ficará na memória dele e dos policiais envolvidos.
O que causa a síndrome de progeria?
A progéria é uma síndrome rara de envelhecimento acelerado com manifestação precoce na infância, levando a morte prematura. A progéria é causada por uma mutação esporádica do gene LMNA que codifica uma proteína (lâmina A) que prepara o sequenciamento molecular do núcleo da célula.
Fogo nas Terras Indígenas
Reprodução/ TV Mirante
Há mais de 3 dias, um incêndio atinge a Terra Indígena Canabrava, no Maranhão. Segundo os indígenas, os focos de incêndio se espalharam rapidamente e já destruíram uma plantação de mandioca, aproximando-se das aldeias.
A Terra Indígena Canabrava fica no município de Jenipapo dos Vieiras e ocupa também a área do município de Barra do Corda, às margens da BR-226. Há suspeitas de que o fogo possa ter começado pela rodovia.
Para a líder indígena Alceni Guajajara, a maior preocupação são os animais que já estão sendo atingidos pelo fogo.
“Ontem, deparamos com os animais sendo queimados. Tentamos combater o incêndio, mas não conseguimos. Os caciques vieram até a minha casa, dizendo que em suas aldeias o fogo já chegou e que vários animais já foram queimados. Essa situação não está nada fácil para nossa Aldeia Canabrava”, disse a líder indígena Alceni Guajajara.
Segundo o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), há cinco terras indígenas no Maranhão onde há focos de incêndios ativos, inclusive na região. Entre elas estão a Terra Indígena Bacuri, em Grajaú, e a Terra Indígena Canela, além do município de Fernando Falcão.
O g1 solicitou um posicionamento do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) sobre a situação das terras indígenas, mas não tivemos respostas até a publicação desta reportagem.
Quinta-feira (19)
Morreu, na noite dessa quarta-feira (18), o cantor e compositor maranhense, Carlos Berg, aos 47 anos
Reprodução/Redes Sociais
Morreu, na noite dessa quarta-feira (18), o cantor e compositor maranhense, Carlos Berg, aos 47 anos. Ele não resistiu às complicações neurológicas provocadas por um grave Acidente Vascular Cerebral (AVC). O artista estava internado desde a semana passada no Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís.
Carlos Berg já havia completado 26 anos de carreira com composições individuais e também feitas em parcerias com outros artistas maranhenses, a exemplo de Célia Leite, Gerude, Ronald Pinheiro, Luís Lima, Sérgio Panichi, João Marcus, Nosly e outros.
Dentre as suas composições, as mais tocadas nas rádios do Maranhão e de outros estados do Nordeste são: Assim Seja, Down, Pintura, Pra Sempre, Eu e tu, tu e eu, Luz do Alto, Dia de Yansã e Punhais, todas incluídas no primeiro CD do artista e no repertório dos seus shows.
Com uma trajetória cercada de sucessos e premiações em diversos festivais regionais e nacionais, Carlos Berg é autor de composições como “Fulêra no Quinto”, composta em parceria com o músico Gerude e gravada por Zeca Baleiro e cantada também por Alcione; além de “Covardes Algemas” (vencedora do Festival Unireaggae), feita em homenagem ao repentista e artista maranhense Gerô, brutalmente assassinado em 2007 e da balada romântica “Down”, tocada em várias rádios do Brasil. Com essa última canção ele recebeu o Prêmio Revelação 2011 pela rádio Universidade FM do mesmo ano.
Também premiada, a canção “Quem é Deus” (cantada e executada pela banda Kasamata), é de autoria dele e Célia Leite.
Berg foi agraciado ainda, com o primeiro lugar no Festival de Poesia Catulo da Paixão Cearense (Fortaleza-CE) e transitou, também, entre as primeiras colocações de diversos festivais musicais no Nordeste.
Em sua carreira ele também fez a abertura de shows de inúmeros artistas consagrados no cenário nacional e internacional, como Ana Carolina, Geraldo Azevedo, Biquini Cavadão, Planta e Raiz, Djavan, Seu Jorge e Kid Abelha, dentre outros, sempre com grandes públicos.
Carlos Lindemberg Silva de Miranda deixa viúva a esposa Luana Soraya Miranda, e dois filhos: Bruna Miranda e Adryan Batalha.
Lula assina decreto que põe fim há 40 anos de conflitos entre quilombolas e Centro de Lançamento de Foguetes no MA
Reprodução/Youtube
O presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) assinou, nesta quinta-feira (19), o Termo de Conciliação, Compromissos e Reconhecimentos Recíprocos, relativo ao Acordo de Alcântara, cidade localizada a cerca de 90 km de São Luís. O acordo pretende dar fim a 40 anos de conflitos entre as comunidades quilombolas e a Força Aérea Brasileira (FAB).
O documento reconhece o Território Quilombola de Alcântara que conta com 78,1 mil hectares e delimita a área do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), com 12.600 hectares.
Com a assinatura do termo, o Governo Federal se comprometeu a dar o título de propriedade da área aos quilombolas e, ao mesmo tempo, validou a área pertencente ao Programa Espacial Brasileiro (PEA), para evitar conflitos sobre a posse das terras no futuro.
O termo beneficia mais de 200 comunidades quilombolas de Alcântara e deve impactar mais de 4,5 mil pessoas que vivem na região.
Em seu discurso, após a assinatura do termo, Lula disse que o acordo paga um dívida com a população quilombola de Alcântara que, há 40 anos, buscava uma solução para o conflito.
“Aproveitamos a vinda ao Maranhão para que a gente pudesse assinar uma dívida que a gente vem acumulando há muito tempo e eu sei que é muito importante para o Brasil o ato que nós estamos fazendo aqui hoje”, disse o presidente.
Localizado no litoral do Maranhão, Alcântara é o município que tem o maior número de comunidades quilombolas do país, com mais de 17 mil pessoas, distribuídas em quase 200 comunidades.
Sexta-feira (20)
Grupo que usava pessoas mortas para sacar dinheiro de aposentadorias é investigado pela PF
Divulgação/PF
Na manhã desta sexta-feira (20), a Polícia Federal realizou uma operação contra um suposto grupo criminoso que estaria se passando por pessoas mortas para retirar dinheiro de aposentadoria, na região de Caxias, a 365 km de São Luís.
A operação, chamada ‘Anúbis’, é resultado de uma investigação iniciada em 2023, que teria identificado um esquema, no qual documentos eram falsificados e vários outros procedimentos eram realizados para que as aposentadorias fossem pagas, mesmo após o falecimento dos beneficiários.
Segundo a PF, o esquema envolvia fraudes na realização de provas de vida, e saques indevidos de parcelas mensais, causando um grande dano aos cofres públicos.
Na operação desta sexta (20), um mandado de busca e apreensão foi cumprido em Caxias, além da análise de dados decorrentes do afastamento de sigilo telemático.
Os investigados poderão responder pelos crimes de associação criminosa, estelionato previdenciário, falsificação de documentos públicos, falsa identidade, dentre outros. Os crimes possuem penas máximas que, se somadas, podem chegar a 17 anos de prisão.
Sábado (21)
G1 Maranhão ficou em 1º Lugar na Categoria Texto do Prêmio Sebrae de Jornalismo 2024
Fabiana Serra/Grupo Mirante
Na noite da última sexta-feira (20), o g1 Maranhão foi um dos vencedores no Prêmio Sebrae de Jornalismo 2024, que destaca as reportagens que amplificam a voz e o trabalho de empreendedores de pequenos negócios.
O portal ficou em primeiro lugar, na categoria texto, com a reportagem ‘Como os pequenos negócios apontam para o futuro econômico e sustentável do Maranhão ‘, publicada em junho de 2024.
A reportagem fala sobre como projetos em energias renováveis, práticas sustentáveis e inovações em pequenas empresas estão indicando caminhos para o lucro com responsabilidade social e ambiental no Maranhão.
“Estou muito feliz pelo reconhecimento e alegre pelo reconhecimento dos pequenos negócios que fazem tanta diferença na sociedade. Pessoas que não têm muita voz, mas que geram emprego, geram renda, e geram esperança, tanto na parte financeira, como também ao inovar e buscar alternativas sustentáveis de negócios”, afirmou Rafael Cardoso, autor da reportagem.
Premiações do Grupo Mirante
Além do troféu recebido pelo g1 Maranhão, o Grupo Mirante recebeu outras duas premiações. Na categoria Jornalismo em Texto, o Imirante.com ficou em segundo lugar com a reportagem sobre uma mãe atípica e com TDAH que criou um projeto para levar acessibilidade para as empresas.
Já na categoria Jornalismo em Vídeo, a reportagem ‘Indústria do Maranhão: Pequenas e médias empresas’, feita pela jornalista Nice Ribeiro, pelo cinegrafista Zacheu Júnior, com a produção de Eduardo Santos, ficou em segundo lugar.
O Grupo Mirante ainda recebeu uma homenagem por divulgar e incentivar o empreendedorismo por meio de reportagens e entrevistas.
Essa foi a 11ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo, que reuniu, no Maranhão, um total de 116 trabalhos inscritos por veículos da capital e interior, nas categorias de Jornalismo em Texto, Jornalismo em Áudio, Jornalismo em Vídeo e Jornalismo Universitário.