Estação começa na manhã deste domingo (22) em todo o país. Chuvas na região dependerão da umidade vinda da Amazônia. Primavera será de temperatura acima da média e volume de chuva abaixo do esperado na região; veja a previsão.
Reprodução/TV Fronteira
🌸 A primavera começa oficialmente na manhã deste domingo (22) e deve trazer para a região temperaturas acima da média e um volume de chuva abaixo da média histórica para a estação.
Os dados foram divulgados nesta semana pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em parceria com o Instituo Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
A previsão abrange o Vale do Paraíba, Serra e Litoral Norte, assim como toda a região Sudeste. Segundo o Inmet, as condições são favoráveis para que as chuvas fiquem abaixo da média climatológica em todo o estado de São Paulo.
Em alguns outros pontos da região Sudeste, a expectativa é que as chuvas fiquem próximo ou acima da média. O volume de chuva, no entanto, está condicionado à umidade vinda da Amazônia.
Já o clima seco deve continuar na região por pelo menos os próximos três meses, segundo o relatório detalhado divulgado pelos órgãos.
La Niña é caracterizado por resfriamento das águas do Pacífico Equatorial
NOAA
La Niña
O Inmet afirmou ainda que há 58% de chances que o fenômeno La Niña chegue ao Brasil ainda neste mês e fique até novembro. A chance do fenômeno começar em outubro é de 60%.
O La Niña acontece quando o Pacífico está ao menos 0,5ºC abaixo da média histórica, trazendo o resultado inverso: chuvas intensas no Norte e Nordeste e estiagem na região Sul.
Com base nos registros históricos do La Niña, a previsão é que, quando efetivamente em vigor, o fenômeno leve chuvas acima da média às regiões Norte e Nordeste do Brasil e cause seca no Centro-Sul.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina