Parque Dom Pedro promove campanhas solidárias para auxiliar famílias


Anualmente, o empreendimento arrecada doações para aqueles que mais necessitam, além de abraçar ações emergenciais
Crédito: Divulgação
Anualmente, o Parque Dom Pedro arrecada milhares de doações para pessoas em situação de vulnerabilidade, principalmente de Campinas e região. Contando com o espírito de solidariedade de seus visitantes, o empreendimento realiza todos os anos a Campanha do Agasalho, para aquecer o inverno dos mais necessitados, além de outras campanhas como a “Volta às Aulas”, que arrecada materiais escolares, e a “Juntas por Novo Ciclo”, que recolhe absorventes, em prol da saúde menstrual.
Somente em 2024, a Campanha Volta às Aulas, realizada no início do ano, arrecadou cerca de 500 itens, entre lápis de cor e escrever, cadernos, canetinhas e canetas. Todo material foi entregue ao Instituto Padre Haroldo, que atende crianças em situação de vulnerabilidade social. O shopping também tem parceria com o Instituto Entre Rodas, com pontos perenes de arrecadação de lacres em alumínio na Praça de Alimentação, que se transformam em cadeiras de rodas para crianças com deficiência.
“O Parque Dom Pedro é referência na Região Metropolitana de Campinas e tem a responsabilidade social como premissa, promovendo ações solidárias e sensibilizando a comunidade para essas questões tão importantes para a nossa sociedade”, afirma Taís Tavares, gerente de marketing do Parque Dom Pedro, administrado pela ALLOS.
Somente em 2023, a Campanha do Agasalho arrecadou mais de 2,5 mil itens de vestuário feminino, masculino e infantil, além de cobertores, levando dignidade a centenas de famílias de Campinas e região e as ajudando a enfrentar o período de frio mais intenso. Em 2024, a campanha finalizou com um número menor, por ter sido realizada em um período menor e logo após a ação emergencial para o Rio Grande do Sul. Foram quase 900 peças coletadas para pessoas em situação de vulnerabilidade de Campinas e região.
De acordo com dados da Prefeitura de Campinas, o município conta com mais de 135 mil famílias cadastradas no Cadastro Único, programa que insere pessoas em situação de vulnerabilidade para receber benefícios assistenciais, além de 1,3 mil pessoas em situação de rua.
Ações emergenciais
O Parque Dom Pedro também realiza ações emergenciais para auxiliar pessoas atingidas por tragédias ambientais. Um exemplo foi a campanha realizada entre maio e junho que arrecadou mais de 2 toneladas de alimentos, roupas e outros itens para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
Em 2023, o Parque Dom Pedro já havia promovido outra ação emergencial, a campanha SOS Chuvas de Campinas. Na ocasião, foram arrecadados mais de 300kg de alimentos e quase 7,5 mil itens de vestuário, higiene pessoal, produtos de limpeza e utensílios domésticos.
Parque Consciente
As ações ambientais, sociais, de incentivo à educação, ao esporte e bem-estar desenvolvidas pelo Parque Dom Pedro fazem parte da política do empreendimento em ESG, sigla em inglês para Environmental, Social and Governance — em português, Ambiental, Social e Governança. Anualmente, o Parque Dom Pedro desenvolve ações diversas que impactam positivamente o futuro da comunidade ao seu entorno, sendo reconhecido, nacional e internacionalmente, como referência em práticas sustentáveis no setor de varejo.
Todas essas ações são identificadas com o selo Parque Consciente, criado para que o público possa reconhecer as iniciativas do shopping nesta área. Pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos, o empreendimento recebeu, em 2023, o selo “Empresa Amiga da Primeira Infância”, concedido pela Prefeitura de Campinas. Além disso, já foi premiado diversas vezes pela Abrasce (Associação Brasileira de Shoppings Centers) pelas práticas ambientais.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.