Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva), aponta que a qualidade do ar na capital amazonense é considerada ‘ruim’. Nuvem de fumaça foi observada desde as primeiras horas da manhã
Reprodução
Manaus amanheceu encoberta por fumaça nesta terça-feira (10). Esta é a terceira “onda” do fenômeno ocasionado pelas fumaças de queimadas florestais a atingir a capital amazonense no período de um mês.
De acordo com o monitoramento do Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva), a qualidade do ar na capital amazonense é considerada ‘ruim’.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
O nível de poluição chegou a 64.9 µg/m³ no bairro Morro da Liberdade, na Zona Sul de Manaus, que é a área mais afetada. Para ser considerado de boa qualidade, o ar precisa medir entre 0 e 25 μm/m³ (micrómetro por metro cúbico de AR).
O g1 entrou em contato com a Secretaria de Meio Ambiente do Amazonas (Sema) e o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) para saber as causas do fenômeno que atingiu a cidade, mas até o momento não obteve resposta.
Leia também
Seca dos rios no Amazonas já afeta mais de 340 mil pessoas, diz Defesa Civil
AM declara situação de emergência ambiental e de saúde pública em todas as 62 cidades devido à seca e queimadas
Queimadas
O Amazonas vive um cenário ambiental crítico devido à combinação de seca dos rios e queimadas. Segundo dados divulgados pelo governo estadual neste mês de setembro, a seca já afeta mais de 330 mil pessoas. Cidades têm dificuldades de receber insumos, há aumento no preço de produtos e comunidades indígenas e ribeirinhas podem ficar isoladas.
Neste ano, segundo previsões do governo estadual, o Amazonas pode enfrentar uma seca intensa semelhante ou até pior do que a de 2023, a mais severa registrada na história do estado. Atualmente, 20 dos 62 municípios estão em situação de emergência.
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), nos primeiros dez dias de setembro foram registradas 2.095 focos de queimadas no Amazonas. No mês passado, já houve recordes que focos de incêndio no estado.