15 vinhos, que não são Malbec, perfeitos para o churrasco


Tintos encorpados e com taninos harmonizam muito bem com a carne. Vinhos tintos encorpados e com taninos são excelentes escolhas na hora de acompanhar um churrasco. Isso porque esses rótulos potentes possuem a força necessária para se sustentar diante das carnes grelhadas, sem serem “atropelados”.
Carnes vermelhas são ricas em gordura e quando preparadas na grelha ainda ganham toques defumados e caramelizados. Essa intensidade de aromas, sabores e texturas exige vinhos à altura, como os tintos com bom corpo e tintos com amadurecimento em barrica.
O argentino Malbec é um dos favoritos dos brasileiros na hora de acompanhar a carne na grelha, mas não é a única opção. Afinal, com milhares de uvas existentes, que tal experimentar novas uvas e dar uma variedade ao seu churrasco? A seguir você conhece 5 vinhos tintos perfeitos com as carnes grelhadas.
Vinhos tintos do Alentejo
Essa região ao sul de Portugal é famosa por produzir vinhos tintos potentes, isto é, encorpados, com taninos presentes e teor alcóolico elevado, todos atributos que combinam muito bem com as carnes grelhadas.
Três excelentes rótulos são: o Marquês de Borba Vinhas Velhas, um tinto poderoso e frutado, com taninos sedosos e longo final, que amadureceu 12 meses em barricas de carvalho americano e francês.
Já o Monsaraz Reserva DOC Alentejo apresenta aromas de frutas pretas maduras como amoras e ameixas, com notas de especiarias. Em boca, é complexo e frutado, com deliciosas notas minerais. Amadureceu em barricas de carvalho francês e americano por 9 meses.
O Quinta do Valdoeiro Tinto é outra opção deliciosa com carnes. Apresenta aromas de frutas vermelhas maduras e especiarias, e, em boca, é encorpado, equilibrado e de excelente estrutura. Amadureceu por 18 meses em barrica de carvalho.
Vinhos tintos do Sul da Itália
Região de clima quente, o sul da Bota tem o terroir perfeito para tintos poderosos, com aromas intensos de fruta e teor alcóolico capazes de acompanhar carnes grelhadas. A uva Primitivo, por exemplo, é um excelente exemplo de tinto que combina com churrasco.
A dica é o Luccarelli Primitivo Puglia IGP, rótulo de aromas de frutas escuras (ameixa e cereja), ervas finas (alecrim) e notas de baunilha. Ou ainda o Luccarelli Primitivo di Manduria Old Vines DOP, elaborado com uvas de vinhas velhas e amadurecimento em barricas de carvalho por 12 meses.
É um rótulo para ocasiões realmente especiais. No nariz, aromas de ameixa e cereja, notas de tabaco, chocolate e pimenta. Em boca, é aveludado, com taninos finos e macios, um toque de baunilha e café.
Descendo até a extremidade sul da Itália, a Sicília produz grandes rótulos tintos que são excelentes para acompanhar as carnes grelhadas. Um belo exemplo é o Corbelli Nero d’Avola DOC Sicília, de aromas de frutas vermelhas e cereja preta. Em boca, é muito concentrado, encorpado e com taninos marcantes.
Tempranillo da Espanha
A uva tinta Tempranillo costuma produzir tintos poderosos, encorpados, tânicos que podem envelhecer muito bem. Ela é muito difundida na Espanha, país que elabora excelentes rótulos em diferentes regiões, como as Denominações de Origem Rioja e Ribera del Duero.
Destaque é o Marqués de Tomares Reserva DOCa Rioja com seus aromas complexos e intensos de fruta em compota, especiarias e notas de baunilha. Em boca, destacam-se os taninos macios e excelente estrutura. Amadureceu por 18 meses em barricas de carvalho francês e, posteriormente, estagiou 18 meses em garrafa antes da comercialização.
Ou ainda o Nuestro Reserva 20 meses DO Ribera del Duero com seus belos aromas de frutas vermelhas, café, cacau e alcaçuz, com notas minerais. Em boca, é complexo e com perfeito equilíbrio entre frutas e madeira, além de muito persistente. A fermentação ocorreu em barrica de carvalho francês, em seguida amadureceu por 20 meses em barricas de carvalho francês e descansou mais 18 meses em garrafa antes da comercialização.
O Petit Vega 28 meses DO Ribera del Duero é outra bela opção. Apresenta aromas que lembram frutas negras, com toques balsâmico e mineral. Posteriormente, aparecem aromas de café, cacau e alcaçuz. Potente e saboroso, marcado pelas frutas maduras sobre as notas do amadurecimento, amadureceu 28 meses em barrica de carvalho francês e mais 18 meses em garrafa.
Tintos argentinos que não são Malbec
A Argentina ficou conhecida como o país do Malbec, mas a verdade é que elabora outros grandes tintos com uvas diferentes, como Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Syrah e Bonarda, que são perfeitos com carnes grelhadas.
Uma dica é o Alambrado Etiqueta Negra Bonarda, tinto com aromas de frutas vermelhas maduras, como cerejas, com notas de baunilha e especiarias. Em boca, é saboroso, sedoso e com taninos macios, e amadureceu por 10 meses em barrica de carvalho francês.
O Alfredo Roca Fincas Syrah é um tinto com aroma de frutas vermelhas, negras e especiarias. Em boca, percebe-se muita fruta fresca, taninos maduros e ótimo equilíbrio. Passa por um período de amadurecimento de nove meses.
Conheça também o Norton Reserva Cabernet Franc, tinto de aromas de especiarias vermelhas, como páprica e pimentão-vermelho. Em boca, é frutado, com notas herbáceas, grande estrutura e taninos firmes. Amadureceu por 12 meses em barricas de carvalho e, posteriormente, 6 meses em garrafa.
Grandes tintos da França
As renomadas regiões de Bordeaux e Borgonha elaboram grandes tintos que harmonizam lindamente com as carnes grelhadas. Estamos falando de rótulos elegantes e estruturados com taninos marcantes, mas macios.
Como o Château Caronne Ste. Gemme que possui aromas intensos de fruta vermelha e negra, compota, notas de carvalho e tabaco e um toque de mel. Em boca, destacam-se os taninos presentes, porém macios, a acidez equilibrada e agradável, a elegância e o final persistente. Amadureceu por 12 meses em barrica de carvalho francês.
Ou o Château Haura com seus aromas de frutas vermelhas e negras frescas, acompanhadas de notas de especiarias. Em boca, é encorpado, elegante, com taninos presentes e muito macios. Amadureceu por 12 meses em barricas de carvalho francês.
O Pommard Premier Cru Les Charmots se destaca pelos aromas complexos de sous-bois e notas de especiarias, como canela e pimenta-preta. Em boca, é encorpado, com taninos presentes, porém macios, estruturado e terroso, além de muito elegante. Amadureceu por 16 meses em barrica de carvalho francês.
BEBA MENOS, BEBA MELHOR.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.