São Paulo tem 14 cidades com focos ativos de incêndios


‘Todo ano pega fogo nessas matas. Não tem jeito, a seca é muito grande’, afirma Osmar Nupiato, inspetor do DER. São Paulo tem 14 cidades com focos ativos de incêndios
São Paulo tem, nesta quarta-feira (11), focos de incêndios em 14 cidades. Santo Antônio do Aracanguá, na região de Araçatuba, está com duas áreas em chamas. Os repórteres Vinícius Leal e Jorge dos Santos registraram o perigo à beira da estrada.
Na rodovia SP 473, um imenso movimento: Defesa Civil, caminhões pipa… O fogo estava chegando na beira da pista. Os carros estão se arriscando, mas as labaredas são tão fortes, tão altas, que quando bate o vento, vai para o meio da pista.
São Paulo tem 14 cidades com focos ativos de incêndios
Jornal Nacional/ Reprodução
E tem uma outra linha de fogo que atravessou o morro, que está todo queimado. Tem várias pessoas – bombeiros, moradores – fazendo o que chamam de asseiro, um campo de força, uma defesa para impedir que as chamas sigam avançando.
“Todo ano pega fogo nessas matas. O DER faz asseiro, passa máquina, mas não tem jeito. A seca é muito grande”, diz Osmar Nupiato, inspetor do DER.
“Está diferente. O tanto de queimada que está tendo esse ano nunca teve. O que nós temos é um caminhão pipa, um município ajudando o outro. Porque está feio”, afirma Everaldo Avelino da Silva, secretário de Agricultura de Santo Antônio do Aracanguá – SP.
O fogo chegou e os carros tentando se arriscar ainda. Infelizmente, o fogo estava chegando em uma casa.
“Nós vamos lá para dentro da propriedade”, diz Tatiane Mendes, da Defesa Civil do município.
“Fica assustado porque os animais, as coisas queimando, o pasto queimando, os bichinhos inocentes morrendo. Todo dia tem um fogo queimando”, conta o pedreiro Manuel Matos.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.